Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Voltar Porto Alegre decreta situação de emergência em função da dengue

Conforme o boletim epidemiológico mais recente, Porto Alegre tem mais de 20 mil ocorrências suspeitas notificadas e 2.227 casos de dengue confirmados neste ano. A situação de emergência foi decretada pelo Sebastião Melo e publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) ontem (22). A capital registrou dois óbitos por dengue entre moradores de Porto Alegre: uma mulher, na faixa etária de 31 a 40 anos, e um homem, na faixa etária de 71 a 80 anos.

A decisão considera o cenário e risco epidemiológico da doença e vale para outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya. A situação de emergência autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias para conter a doença, em especial a aquisição de insumos e materiais, a adoção e a cessão de equipamentos e bens e, ainda, a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Dentre as ações, para maior eficácia dos bloqueios de transmissão da doença, as denúncias de locais com acúmulo de água recebidas via 156 serão automaticamente direcionadas aos órgãos competentes para atendimento prioritário, priorizando regiões com maior concentração de casos confirmados de dengue e conforme o cenário epidemiológico de cada distrito sanitário.

Em relação à distribuição dos casos pela cidade, os bairros com incidência acumulada de mais de 300 casos por 100 mil habitantes são: São João, Higienópolis, Jardim do Salso, Rio Branco, São Geraldo, Teresópolis, Pedra Redonda, Agronomia, Tristeza e Auxiliadora. A notificação é realizada em sistema próprio da Prefeitura de Porto Alegre, chamado Sentinela, permitindo a elaboração de medidas mais ágeis de controle ambiental ao mosquito, ação essencial para diminuir o risco de transmissão viral.

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Madrugada