Sábado, 18 de maio de 2024

Sábado, 18 de maio de 2024

Voltar Corsan afirma que 845 mil imóveis estão sem água no RS

Um total de 845 mil imóveis estão sem água em 53 municípios do Rio Grande do Sul na tarde deste domingo.. De acordo com o boletim da Corsan, estão sendo adotadas medidas para atenuar as consequências, como o envio de 78 caminhões-pipa com o objetivo de abastecer 120 mil imóveis.

Contudo, no momento, a prioridade são hospitais, postos de saúde e abrigos para pessoas resgatadas. Além disso, ao menos três helicópteros e um avião estão mobilizados para deslocar equipes e equipamentos de manutenção no Vale do Taquari.

Equipes da Corsan trabalham em força-tarefa ininterrupta para tomar soluções emergenciais imediatas. Para intensificar os esforços, o Grupo Aegea está trazendo técnicos em eletromecânica de outras unidades do país para auxiliar no reparo dos equipamentos danificados pelas cheias.

A Corsan iniciou a instalação de 27 caixas d’água comunitárias que estão sendo entregues nos municípios mais atingidos da Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão. A situação nesta área ainda é a mais delicada, pois são 566 mil imóveis sem água em oito municípios.

Guaíba e Eldorado são abastecidas por geradores, com pontos de reajuste do sistema em Guaíba e graves dificuldades enfrentadas em Eldorado, que tem 90% das estruturas operacionais submersas. Canoas segue 100% desabastecida, com a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco e captações submersas, abastecendo por pipas. As cidades de Cachoeirinha, Alvorada e Viamão também sendo abastecida por caminhões-pipa, enquanto em Gravataí, 50% do abastecimento está normalizado.

Junto com a Região Metropolitana, as regiões Nordeste (144 mil imóveis sem água em 23 municípios), Central (77 mil imóveis em 8 municípios) e o Vale dos Sinos (28 mil imóveis em 5 municípios) são as mais impactadas.

A companhia afirma que estão sendo adotadas medidas para normalizar a situação o quanto antes. Contudo, ela reforça que deve ser feito o racionamento de água até a normalização.

Até o momento, a Corsan mobilizou e instalou 48 geradores para suprir a falta de energia elétrica nos sistemas operacionais em cidades onde foi possível, por acesso rodoviário, entregar os equipamentos. Neste momento, eles sustentam o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água para cerca de 200 mil famílias.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde