Sábado, 04 de julho de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 5 de janeiro de 2026
Evento que marca oficialmente a abertura da programação de carnaval em Porto Alegre, o desfile “Descida da Borges” será realizado a partir das 18h de 16 de janeiro (sexta-feira da próxima semana), no Centro Histórico. O evento terá como local o trecho da avenida Borges de Medeiros entre a Rua da Praia e o Mercado Público.
A atividade começará com a entrega simbólica da “Chave da Cidade” pelo prefeito Sebastião Melo à corte da folia. Trata-se de um triunvirato formado pelo rei-momo (Jeferson Amorim), rainha (Kerolyn Jordana) e princesas (Zamilla de Jesus e Carolina Ferreira).
Em seguida, será realizada uma bênção ecumênica dos estandartes das escolas de samba. O Desfile então começará com a descida dos carnavalescos no percurso delimitado. Participam integrantes de quatro agremiações: a tribo Os Comanches e as escolas campeãs de 2025 nos grupos Ouro, Prata e Bronze – Imperadores do Samba, União da Tinga e Cohab Santa Rita, respectivamente.
A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). São parceiras da iniciativa a União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa) e a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGapa).
Já os grandes desfiles das escolas de samba estão marcadas para 27 e 28 de fevereiro (sexta e sábado) no Complexo Cultural do Porto Seco, bairro Rubem Berta (Zona Norte). A edição deste ano celebra os 70 anos dos desfiles oficiais na capital gaúcha. Os detalhes serão divulgados nas próximas semanas, por meio do site prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)
Os comentários estão desativados.