Quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 22 de outubro de 2026
A renegociação das dívidas de produtores rurais deverá continuar entre os desafios econômicos e políticos do próximo governo federal. O endividamento do setor, agravado por perdas de safras, eventos climáticos adversos e oscilações nos preços agrícolas, tem mobilizado parlamentares e representantes do agronegócio em busca de condições mais favoráveis para o pagamento dos compromissos financeiros.
O tema ganhou força em 2026, com a aprovação de medidas destinadas a permitir que agricultores e cooperativas reorganizem seus débitos. A pressão sobre o presidente eleito deverá envolver a continuidade das linhas de crédito, a disponibilidade de recursos para novas operações e a definição de mecanismos que permitam ao setor recuperar a capacidade de investimento.
Em julho, governo federal e Congresso Nacional chegaram a um acordo para tratar da renegociação das dívidas rurais por meio da Medida Provisória 1.376/2026. A iniciativa foi apresentada para atender produtores que enfrentaram perdas entre 2019 e 2025, período marcado por dificuldades climáticas e econômicas em diferentes regiões do país.
Segundo o governo, a medida permite renegociar cerca de R$ 100 bilhões em dívidas rurais. As condições variam conforme o perfil do produtor e a intensidade das perdas registradas nas safras. O programa abrange agricultores familiares, médios produtores e grandes produtores rurais, com regras específicas para cada categoria.
A medida provisória prevê juros anuais de 6% para operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), 9% para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e 12% para os demais produtores, na regra geral. Para os casos de perdas mais severas, há condições diferenciadas, com taxas menores.
Os prazos de pagamento também variam conforme o enquadramento. Nas operações previstas pela regra geral, o período pode chegar a oito anos, com até dois anos de carência. Para produtores que sofreram perdas mais expressivas, o prazo pode alcançar dez anos, também com possibilidade de carência de até dois anos.
O acordo buscou conciliar a necessidade de socorro financeiro ao agronegócio com as limitações fiscais do governo. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, ao anunciar o entendimento, que a negociação procurava atender às dificuldades dos produtores sem desconsiderar as contas públicas.
“Depois da aprovação no Senado, sem acordo com o governo, chamamos os atores para a mesa para tratar isso com equilíbrio e buscar uma resolução que coubesse nas contas do país e levasse em consideração esse momento de dificuldade dos nossos produtores”, disse Motta.
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, também defendeu a construção de uma alternativa que alcançasse a maior parte dos produtores em dificuldades sem comprometer o equilíbrio fiscal. Na ocasião, afirmou que o Banco do Brasil estava preparado para receber agricultores interessados em renegociar os débitos e viabilizar a contratação dos financiamentos.
A discussão, contudo, não se encerra com a criação das linhas de crédito. A efetividade da renegociação depende da adesão dos produtores, da análise das instituições financeiras e da capacidade de pagamento ao longo dos próximos anos. Para agricultores que acumulam dívidas de diferentes safras, a reorganização dos compromissos é importante para manter a atividade e financiar o plantio seguinte.
O assunto também envolve o custo do crédito rural, o acesso ao seguro agrícola e a necessidade de instrumentos capazes de reduzir a exposição dos produtores a eventos climáticos extremos. A frequência de perdas em diferentes regiões aumenta a pressão por políticas que não se limitem à renegociação de débitos depois que os prejuízos já ocorreram.
Em setembro, o Congresso prorrogou por mais 60 dias a vigência da medida provisória que trata das dívidas rurais, ampliando o prazo para a análise parlamentar. A MP permite renegociar débitos de produtores que perderam safras entre 2019 e 2025, com juros entre 5% e 12% ao ano, conforme as condições aplicáveis.
O próximo governo terá de lidar com a continuidade dessas medidas e com as demandas por novas soluções para o financiamento da produção. O desafio será conciliar a recuperação financeira dos agricultores, a manutenção da atividade agropecuária e a responsabilidade sobre os recursos públicos.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.