Domingo, 11 de outubro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 2 de outubro de 2026
Entidades brasileiras de juristas, advogados e lideranças femininas saíram em defesa da ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Estela Aranha após ataques dirigidos a ela por causa da decisão tomada na quinta (1º) sobre o debate presidencial.
A Coalizão Nacional de Mulheres afirma, em nota enviada à coluna, que é legítimo questionar decisões judiciais, mas que a divergência não deve ser transformada em ataques pessoais à magistrada. Segundo o grupo, também é “descabida, aviltante e machista” a afirmação de que Aranha teria atendido a pedidos de homens que ocupam cargos de poder ao definir as regras para o debate.
Para a entidade, esse tipo de questionamento coloca em dúvida a autonomia da ministra por ela ser mulher e reproduz um mecanismo de desqualificação baseado em gênero. No texto, a coalizão diz defender o debate democrático, a independência da Justiça Eleitoral e o direito de mulheres exercerem funções públicas sem constrangimento ou discriminação.
O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, também saiu em defesa da ministra. Em nota, afirmou que a ministra tem precisão técnica em seus votos e que a decisão sobre o debate observou princípios de equilíbrio, isonomia e liberdade das campanhas.
O texto também classificou os ataques à magistrada como “francamente misóginos” e afirmou que ela merece respeito pelo exercício de sua função.
A UMA (União de Mulheres Advogadas) também manifestou solidariedade à magistrada. Em nota, a entidade afirmou que a decisão pode ser questionada pelos meios previstos em lei, mas que divergências não justificam ofensas pessoais ou manifestações misóginas.
O grupo defendeu ainda a independência judicial e que o debate público sobre decisões do TSE seja feito com base em seus fundamentos, sem recorrer à violência de gênero.
A ABMCJ-SP (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica) também emitiu nota manifestando solidariedade à juíza.
“A divergência quanto a uma decisão judicial deve ser enfrentada com argumentos e pelos instrumentos previstos em lei. Quando a discussão abandona os fundamentos da decisão para colocar sob suspeita a competência, a autonomia ou a legitimidade de uma mulher que julga, reproduz uma forma de misoginia conhecida pelas profissionais das carreiras jurídicas”, diz o texto.
A entidade acrescenta que esse tipo de violência “procura impor às mulheres um custo adicional pelo exercício da autoridade e desestimula sua presença nos postos de decisão”. “A independência de uma magistrada exige que ela possa decidir sem ser submetida a constrangimentos baseados em gênero.”
Na quinta, Aranha, ministra do TSE proibiu a Globo de exibir o púlpito reservado a Lula no debate presidencial e de permitir que os demais candidatos fizessem perguntas ao presidente, que havia anunciado que não participaria do encontro. Na decisão, ela afirmou que a regra que previa a exibição do espaço vazio poderia pressionar candidatos a comparecer, embora a participação em debates seja facultativa por lei.
Em seguida, o ministro do STF Gilmar Mendes determinou que a emissora permitisse a participação de Renan Santos (Missão) no programa. Flávio Bolsonaro (PL) desistiu do debate e a Globo acabou cancelando o evento. O senador do PL e outros candidatos criticaram a decisão da magistrada e questionaram sua atuação no caso. (Com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo)
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.