Domingo, 11 de outubro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 3 de outubro de 2026
As famílias brasileiras chegam às eleições de 2026 com mais emprego, renda e dívidas do que em anos anteriores de votações presidenciais. Enquanto o mercado de trabalho mostrou recuperação após a crise da pandemia, a alta dos juros para conter a inflação apertou o orçamento domiciliar, o que ajuda a explicar o quadro de endividamento e inadimplência, dizem analistas.
Os contrastes têm sido explorados nas campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). O atual presidente buscou destacar os recordes de emprego e renda, ao passo que o senador tentou chamar a atenção para a pressão do endividamento e do custo de vida.
Os dois candidatos aparecem como favoritos nas pesquisas de intenção de voto antes do primeiro turno, que ocorre neste domingo (4).
Fabio Bentes, economista-chefe da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), diz que, em qualquer lugar do mundo, se a população permanecer empregada e tiver ganhos em consumo e qualidade de vida, o cenário tende a contribuir para a reeleição de um governante.
A questão, segundo ele, é que o Brasil chega a este domingo com sinais dúbios na economia, o que traz incerteza para as projeções eleitorais. A avaliação é uma referência às diferenças nos contextos do mercado de trabalho e do endividamento.
“Faz sentido que a disputa esteja tão acirrada como está para o governo federal e na maioria dos estados”, afirma.
Dados da CNC apontam que, em agosto, 82% das famílias tinham dívidas a vencer, maior patamar da série histórica iniciada em 2010. O indicador inclui compromissos financeiros com cartão de crédito, cheque especial, carnês, empréstimos e outros.
Considerando apenas os meses de agosto, o percentual era de 59,1% em 2010, de 63,6% em 2014, de 60,7% em 2018 e de 79% em 2022. Esses são os anos das eleições presidenciais anteriores no país.
Quando a pesquisa considera somente as famílias com contas em atraso (inadimplentes), a proporção foi de 29,9% no último mês de agosto. O pico da série ocorreu em setembro e outubro do ano passado (30,5%). A fatia era de 29,6% em agosto de 2022.
Outro indicador é o das famílias que sinalizam não ter condições de pagar as contas em atraso.
Em agosto de 2026, 12,5% estavam nessa condição, nível superior ao de quatro anos atrás (10,8%). O pico da série ocorreu em outubro de 2025 (13,2%).
“Esse cenário evidencia o impacto que o aperto monetário (juros altos) teve sobre as famílias”, afirma Bentes.
“As famílias não estão se endividando para consumir. Estão se endividando por outro motivo: o histórico de dívidas passadas que dificulta muito o reequilíbrio orçamentário.”
A taxa básica de juros (Selic) está em 13,75% ao ano. O patamar elevado reflete a tentativa do BC (Banco Central) de conter a inflação após a economia ter sido estimulada, em parte, por medidas do governo.
Mesmo com o aperto dos juros, o mercado de trabalho segue mostrando sinais de força.
A taxa de desemprego do Brasil ficou em 5,3% nos três meses até agosto. É o menor patamar para esse trimestre na série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), iniciada em 2012.
O número de pessoas de 14 anos ou mais ocupadas com algum tipo de trabalho (formal ou informal) foi de 103,5 milhões até agosto. É o maior já registrado pelo IBGE.
Na média, a população ocupada teve renda de R$ 3.777 por mês. O valor é recorde para o trimestre finalizado em agosto.
Para Sergio Vale, economista-chefe da consultoria MB Associados e colunista da Folha, o cenário econômico, em linhas gerais, ainda é favorável para o governo Lula na busca pela reeleição.
Nesse sentido, Vale cita o impacto de variáveis consideradas relevantes como a queda do desemprego e os sinais recentes de trégua da inflação.
“O que tem de negativo, e que afeta potencialmente a popularidade do governo, é a questão da inadimplência. Tem uma conjunção de juros elevados e população endividada, além do efeito das bets, que também afeta a inadimplência.”
A liberação de crédito continua crescendo no país, mas ocorre em um ambiente de maior pressão sobre os orçamentos e se apoia em linhas mais caras, segundo artigo publicado na quarta (30) no Blog do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).
“A proporção de famílias endividadas, o comprometimento da renda e a inadimplência bancária estão em níveis recordes ou muito próximos deles, e a pressão é especialmente intensa entre as famílias de menor renda”, diz o texto assinado pelos pesquisadores Pedro Avelino, Flávio Ataliba Barreto e João Mário Santos de França.
A técnica em enfermagem Luana Dutra Gomes, 37, vive essas dificuldades. Ela afirma que já estava com o orçamento apertado por um empréstimo vinculado ao salário de um emprego formal quando foi vítima de um golpe digital no ano passado.
Segundo a trabalhadora, outras duas operações de crédito foram tomadas em seu nome de modo fraudulento à época. Luana não conseguiu lidar com os custos financeiros e diz tentar na Justiça uma resolução para o caso.
“Meu nome sujou. Não consegui pagar cartão, não consegui fazer mais nada, me atolei em dívida”, afirma. Ela vendeu pertences, recorre a bicos e recebe doações de alimentos para sobreviver. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.