Segunda-feira, 12 de outubro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 27 de setembro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega à reta final da eleição sem conseguir ampliar seu apoio entre os evangélicos, que no passado já votaram majoritariamente no PT. A dificuldade de se reaproximar desse numeroso e estratégico eleitorado persiste mesmo em um ambiente menos hostil do que o de 2022. Segundo pesquisadores ouvidos pelo Estadão, na eleição deste ano, há menos mobilização política nas igrejas, e o discurso de “pânico moral” – segundo o qual Lula fechará igrejas e adotará uma agenda contrária aos valores evangélicos – perdeu força.
A desvantagem do presidente no segmento é observada há meses nas pesquisas, um indicativo de que, até o momento, os esforços do PT para recuperar o apoio do grupo não surtiram efeito. Em algumas sondagens recentes, a diferença entre o petista e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chega a ultrapassar 50 pontos porcentuais em simulações de segundo turno.
A preferência por Flávio, no entanto, não parece decorrer de uma identificação forte dos evangélicos com o senador ou com seu projeto eleitoral, avalia Luciana Andrade, coordenadora de pesquisas qualitativas da Quaest. Nos grupos focais realizados pelo instituto, ela afirma que Flávio não é percebido como alguém próximo do meio evangélico. Sua candidatura tampouco desperta entusiasmo entre os fiéis, que demonstram cansaço com a política e resistência até mesmo a assistir ao horário eleitoral gratuito.
“O eleitor evangélico não tem apego ao Flávio. Ele não representa o perfil evangélico que esse público encontra, por exemplo, na ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que tem um discurso religioso público muito mais forte e maior domínio da linguagem religiosa. O apoio ao Flávio passa pelo vínculo familiar – com a Michelle e o Jair – e por um desejo de renovação, diante do desgaste de Lula e da insatisfação desse eleitor com a situação econômica do País”, afirma.
A avaliação de que Flávio não construiu uma ligação própria com os evangélicos também é feita pelo cientista político e pesquisador do Cebrap Vinicius do Valle, que realiza pesquisas com esse público há mais de dez anos. Para ele, o antipetismo é o que está por trás do bom desempenho do senador.
“A campanha nas igrejas não está a todo vapor como em outros momentos. Pelo contrário, há um sentimento crescente de estafa da discussão eleitoral nas igrejas. Além disso, o discurso de pânico moral que era feito para esse público, dizendo que Lula vai fechar igrejas e adotar políticas contra a família, não está sendo feito mais porque não tem aderência. Mesmo assim, Flávio está indo bem nesse segmento. E vamos destacar: ele não tem uma ligação forte com o segmento nem é visto como alguém próximo pelos evangélicos. O que tudo isso indica é que existe um sentimento antipetista muito forte entre os evangélicos”, diz ele.
Para Valle, a apatia ainda predomina nas igrejas, mas os recentes embates envolvendo os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e Alexandre de Moraes – o primeiro, declaradamente evangélico – ajudaram a “acordar” uma fatia desse eleitorado para a disputa presidencial.
Nas pesquisas qualitativas da Quaest, os evangélicos descrevem o STF como uma instituição “corrupta”, que se tornou um “partido político” e um “atraso” para o País, segundo Luciana Andrade. Moraes, em especial, enfrenta forte rejeição nesse grupo e é associado por esses eleitores a Lula – um elemento que tende a dificultar ainda mais a tentativa do PT de reconstruir sua relação com os fiéis.
Evangélicos já estiveram com o PT
Os evangélicos já foram uma importante base eleitoral do Partido dos Trabalhadores no passado. Em quatro eleições presidenciais consecutivas, a maioria desse grupo votou em candidatos petistas no segundo turno. Em 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez presidente da República, ele recebeu 63% dos votos válidos entre os evangélicos na disputa contra José Serra (PSDB). O desempenho se repetiu nas eleições de 2006, 2010 e 2014, todas contra candidatos tucanos.
O ponto de inflexão veio em 2018, quando Jair Bolsonaro, embalado por um discurso de defesa de pautas morais e de costumes, alcançou 70% dos votos válidos entre os evangélicos, contra 30% de Fernando Haddad (PT). A aproximação com o campo conservador se manteve em 2022, quando Bolsonaro voltou a superar Lula entre esses eleitores.
Na mais recente simulação de segundo turno da pesquisa Quaest, Lula aparece com 31% dos votos válidos entre os evangélicos, contra 69% de Flávio – resultado semelhante ao registrado em 2018.
A série histórica foi organizada pela Quaest a partir de dados do Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB), uma pesquisa pós-eleitoral de cunho acadêmico realizada pelo Centro de Opinião Pública (Cesop/Unicamp), e de levantamento do próprio instituto feito neste ano. Os porcentuais apresentados foram convertidos em votos válidos. (Com informações do portal Estadão)
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.