Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Voltar Senadores dos Estados Unidos alertam o governo Trump contra interferência no Brasil

Um grupo de senadores dos Estados Unidos enviou uma carta ao governo do presReprodução)idente Donald Trump alertando contra interferência nas eleições do Brasil.

O documento é assinado pelos parlamentares democratas Jeanne Shaheen, Peter Welch e Tim Kaine e foi enviado, na segunda-feira (28), ao secretário de Estado, Marco Rubio.

Na carta a Rubio, eles afirmam que as autoridades de seu país se engajaram em uma “campanha de interferência e desestabilização no Brasil” ao longo do segundo mandato de Donald Trump.

“Esse esforço se intensificou de forma acentuada pela primeira vez no verão de 2025, quando o governo recorreu a tarifas e sanções direcionadas na tentativa de influenciar o veredito da Suprema Corte brasileira no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentar promover um golpe militar para permanecer no poder”, escreveram os senadores.

Assim como no documento enviado na semana passada, Shaheen, Welch e Kaine chamaram atenção para o fato do governo americano ter nomeado Darren Beattie, a quem eles classificam como “extremista de extrema direita e supremacista branco”, para um cargo no Departamento de Estado responsável por supervisionar assuntos relacionados ao Brasil.

“As ações mais recentes do governo apontam para um esforço de interferir na eleição geral de outubro no Brasil e, potencialmente, miná-la. A recente reunião no Salão Oval entre o presidente Trump e o senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro, realizada enquanto ele tentava mitigar um escândalo político doméstico, evidencia a disposição do governo de se inserir na eleição”, pontuaram os senadores.

Eles argumentam que “o contraste com a abordagem dos Estados Unidos na eleição presidencial anterior do Brasil não poderia ser mais claro”.

“Hoje, em vez de ajudar a defender a democracia brasileira, os Estados Unidos estão usando pressão diplomática, econômica e política de maneiras que arriscam enfraquecer as instituições democráticas do país, minar a confiança no processo eleitoral brasileiro e causar mais danos à nossa relação com um aliado estratégico e parceiro comercial dos EUA”, escreveram.

“Essas ações refletem um padrão mais amplo e profundamente preocupante de interferência do governo Trump em processos eleitorais recentes na América Latina, como se viu nas eleições de meio de mandato da Argentina e nas eleições presidenciais de Honduras e da Colômbia. Esse padrão ameaça não apenas a integridade dos processos eleitorais em cada país, mas também corrói progressivamente a confiança pública nos processos e instituições democráticas em toda a região”, completaram.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde