Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 18 de junho de 2026
A Polícia Federal (PF) afirma em relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o senador Jaques Wagner recebeu diversas vantagens econômicas indevidas de Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, em troca de ajuda aos negócios do empresário.
Na representação enviada ao Supremo para justificar o pedido de medidas contra o parlamentar, a PF cita “questões mais laterais” para reforçar a proximidade do líder do governo Lula no Senado com o empresário.
Entre elas estão “o uso gratuito de aeronaves” vinculadas a Lima e “o recebimento de ingressos para shows no exterior de elevado valor”, além de negócios imobiliários suspeitos, como o que envolve a compra de um apartamento de R$ 2,5 milhões.
A PF cita, “a título exemplificativo”, mensagens trocadas entre Wagner e Lima, em outubro de 2023, em que ambos “combinam encontro na denominada Ilha da Paixão, a qual seria de propriedade do banqueiro”.
Na ocasião, diz o relatório, Augusto Lima “coloca aeronave particular à disposição de Jaques Wagner e de pessoas de sua família para realização do deslocamento entre Salvador e a ilha indicada”. Nas mensagens trocadas entre ambos, o empresário “encaminha o prefixo de aeronave e o horário do deslocamento ao senador por mensagem”.
O episódio não seria isolado. De acordo com o relatório, “em outra ocasião, Jaques Wagner teria solicitado a Augusto o contato de piloto para deslocamento ao Rio de Janeiro. Em abril de 2024, após chamada de voz, Augusto encaminhou ao parlamentar o contato de ‘Breno Copiloto Banco’. Em seguida, repassou ao piloto o contato do Senador. Tais elementos, indicam a relação de proximidade entre Augusto Lima e Jaques Wagner”, diz o relatório.
A representação também descreve vantagens relativas a ingressos para shows de cantora internacional, “realizado na cidade de Los Angeles (Califórnia/EUA)” em 2023, sem revelar o nome da artista.
Em junho daquele ano, Augusto Lima “teria orientado sua secretária a adquirir ingressos em favor de familiares de Jaques Wagner”. Os tickets custaram R$ 63.339,00 no total, e foram pagos pela empresa Reag.
Segundo o relatório da Polícia Federal, ao receber os ingressos, o senador “solicitou ampliação do número de entradas para cinco pessoas, ao que Augusto respondeu: ‘Pronto amigo. Seguem os outros dois. Abs.’”. (Com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo)
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.