Segunda-feira, 31 de agosto de 2026

Segunda-feira, 31 de agosto de 2026

Voltar Morre, aos 77 anos, o jornalista Carlos Monforte, um dos primeiros âncoras do telejornalismo brasileiro

O jornalista Carlos Monforte morreu nesta segunda-feira (31), aos 77 anos, em Brasília. Ele estava em tratamento contra um câncer.

Com uma carreira de mais de quatro décadas, Monforte foi um dos pioneiros do modelo de âncora no telejornalismo brasileiro e teve passagens por alguns dos principais noticiários da TV Globo.

Nascido em Santos (SP), Monforte começou a trabalhar como repórter no jornal A Tribuna antes mesmo de concluir a faculdade de jornalismo. Formado em 1972, passou pela Secretaria de Obras do Estado de São Paulo e, entre 1973 e 1978, foi repórter especial de O Estado de S. Paulo. Nesse período, fez cursos de aperfeiçoamento na Universidade de Navarra, na Espanha, e na Fundação Beauve Marie, na França.

Monforte chegou à Globo em 1978, convidado por profissionais da redação da emissora em São Paulo. Começou como repórter local e participou de coberturas para o Jornal Nacional e o Fantástico. A adaptação à televisão, segundo ele próprio, exigiu aprendizado.

Em 1982, assumiu a editoria de Política do Jornal da Globo e passou a apresentar o Bom Dia São Paulo. No ano seguinte, com a criação do Bom Dia Brasil, tornou-se editor-chefe e apresentador do telejornal, permanecendo à frente do programa por nove anos. Na época, o noticiário tinha foco principalmente em política e economia. Ele chegou a realizar centenas de entrevistas com políticos e empresários.

Monforte ajudou a consolidar no Brasil um modelo de apresentação em que o jornalista participava da edição e definição do conteúdo do telejornal. Ele deixou a TV Globo em 1992 para montar o departamento de Comunicação da CNI (Confederação Nacional da Indústria), onde ficou por dois anos.

De volta à emissora, passou a atuar como repórter especial em Brasília e participou de coberturas políticas de destaque, incluindo entrevistas com o então presidente Fernando Henrique Cardoso e reportagens sobre o Movimento dos Sem-Terra, a CPI do Narcotráfico e o chamado Custo Brasil.

Em 1998, iniciou a sua trajetória na GloboNews, onde comandou o Espaço Aberto e entrevistou autoridades e personalidades sobre temas como segurança pública, reforma tributária, responsabilidade fiscal e queimadas na Amazônia. No fim de 2000, assumiu a coordenação da GloboNews em Brasília e também apresentou o Jornal das Dez, além de participar de outros programas da emissora. O jornalista deixou a Globo em 2016.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show Da Manhã