Sexta-feira, 23 de outubro de 2026

Sexta-feira, 23 de outubro de 2026

Voltar DMAE INSTALA NOVAS ESTAÇÕES PARA MONITORAR O NÍVEL DO GUAÍBA E DO RIO GRAVATAÍ EM PORTO ALEGRE

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), concluiu a instalação de duas novas estações para monitorar os níveis do Guaíba e do rio Gravataí. Os equipamentos começaram a integrar o sistema de acompanhamento dos mananciais da Capital e vão auxiliar na tomada de decisões relacionadas à proteção contra cheias. As estações atualizam as informações de forma automática e em tempo real, permitindo que as equipes acompanhem continuamente as variações no nível da água e avaliem a necessidade de acionar estruturas de proteção contra inundações.

Uma das unidades foi instalada no bairro Humaitá, próximo à Avenida Ernesto Neugebauer. Esse é o primeiro ponto de monitoramento do rio Gravataí em Porto Alegre. A outra estação fica no Cais Mauá, no Centro Histórico, ao lado do equipamento mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A existência de dois pontos de medição no local permite comparar informações e manter uma alternativa de monitoramento caso um dos equipamentos apresente falhas durante eventos extremos.

A tecnologia utilizada funciona por meio de sensores de radar instalados em postes. Os dispositivos emitem sinais em direção à superfície da água e calculam o nível do rio a partir do tempo que o sinal leva para retornar. Dessa forma, a medição é realizada sem contato direto do equipamento com a água. Com as duas novas instalações, Porto Alegre passa a contar com três estações próprias do DMAE. A primeira foi instalada em setembro, no bairro Guarujá, na Zona Sul da cidade, região que também exige atenção em períodos de elevação do Guaíba.

Segundo o departamento, os dados coletados são incorporados aos sistemas internos para apoiar o monitoramento e o planejamento de medidas preventivas. Por enquanto, porém, as informações dessas estações não estão disponíveis para consulta pública em tempo real.

A iniciativa amplia a estrutura de acompanhamento dos rios e busca fortalecer a capacidade de resposta do município diante de possíveis cheias, com informações mais frequentes para orientar as equipes responsáveis pela segurança e pela proteção das áreas vulneráveis.

Foto: Luciano Lanes / PMPA.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Bom Dia Caiçara