Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Programa da Secretaria do Esporte e Lazer amplia as opções de entretenimento nas praias gaúchas durante o verão

Ao longo deste verão, a Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) do Rio Grande do Sul realiza até março uma série de atividades gratuitas para moradores, veranistas e turistas do litoral gaúcho. O objetivo é estimular práticas saudáveis, proporcionar entretenimento e promover a integração social, por meio de uma ação itinerante ao longo de dez praias.

Para isso, é utilizada uma van do programa “Esporte e Lazer em Movimento”, que leva entretenimento gratuito a crianças, adolescentes, adultos e idosos com uma série de equipamentos e brinquedos, em estrutura especialmente montada para a iniciativa.

O conjunto inclui quadra para vôlei, beach tennis, futevôlei e frescobol, espaço para futmesa (antigo “futebol de botão”), tênis de mesa (pingue-pongue) e jogos educativos, além de cama elástica, piscina de bolinhas e oficina de pintura artística.

Além da programação da van distribuída nas três zonas de entretenimento, são oferecidas atividades físicas orientadas para todas as idades. A coordenação dos exercícios está a cargo de orientadores qualificados, por meio de parceria entre o governo gaúcho e o Conselho Regional de Educação Física.

Em funcionamento desde 2021, o programa “Esporte e Lazer em Movimento” já passou por mais de 230 municípios, beneficiando um número superior a 30 mil pessoas. A ação faz parte da operação “Verão Total” (antiga “Golfinho”), que reúne diferentes órgãos estaduais para prestação de serviços sazonais ao público que circula em praias, lagoas e balneários gaúchos.

Cronograma

– Capão da Canoa: 4 a 7 de janeiro.
– Capão Novo e Curumim: 11 a 14 de janeiro.
– Torres: 18 a 21 de janeiro.
– Arroio do Sal: 25 a 28 de janeiro.
– Cidreira: 1º a 4 de fevereiro.
– Tramandaí e Imbé: 8 a 14 de fevereiro.
– Xangri-lá: 15 a 18 de fevereiro.
– Laranjal (Pelotas): 22 a 25 de fevereiro.
– Cassino (Rio Grande): 28 de fevereiro a 3 de março.

Pulseirinhas

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM-RS) começou a distribuir um primeiro lote de pulseirinhas para identificação de crianças nas praias gaúchas durante o verão. Até o fim da estação, a ideia é disponibilizar 50 mil dispositivos nas guaritas dos salva-vidas.

No foco da medida está a redução dos casos de menores de idade perdidos de seus responsáveis na orla – somente na “Operação Verão” do ano passado foram 867 ocorrências desse tipo.

Para receber as pulseirinhas, o acompanhante da criança deve fazer o pedido em uma guarita na faixa de areia. Um salva-vidas registra dos dados de cada criança e dos responsáveis que solicitam o item. As informações são então inseridas em uma planilha para facilitar o processo de localização dos responsáveis em caso de incidente.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Clube do Ouvinte