Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Voltar Na noite mais fria de Porto Alegre desde o início do ano, albergues acolhem 415 indivíduos em situação de rua

Albergues mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Porto Alegre acolheram 415 pessoas em situação de rua na madrugada dessa terça-feira (16), a mais fria da cidade desde o início do ano. Conforme a estação Belém Novo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima foi de 4,1°C.

Homens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência (PCDs) e integrantes da comunidade LGBTQIA+ foram atendidos nas unidades. Os espaços funcionam diariamente, das 19h às 7h, com pernoite, alimentação e serviços de higiene.

Devido à intensificação do frio, as equipes da SMAS têm reforçado as chamadas “abordagens sociais” e realizado rondas noturnas para ampliar o atendimento aos porto-alegrenses em situação de vulnerabilidade.

Iniciada em 15 de maio, a “Operação Inverno” de 2026 já soma ao menos 11,6 mil atendimentos em albergues e abrigos. A média é de 360 acolhimentos por noite.

Além do atendimento noturno, a rede de assistência conta com três Centros POP em funcionamento durante o dia, com oferta de atendimento social, alimentação e atividades de convivência. A prefeitura mantém, ainda, seis restaurantes populares em diferentes endereços, todos com atendimento gratuito.

Abrigos e albergues

Acesso espontâneo (19h às 7h).

– Acolher 1 e Acolher 2: rua Comendador Azevedo, 264 – bairro Floresta.

– Acolher 3: rua Hoffmann, 247 – bairro Floresta.

– Dias da Cruz: avenida Azenha, 366 – bairro Azenha.

Centros POP

Atendimento diário

– Centro POP 1: avenida João Pessoa, 2384 – bairro Santana. Atendimento das 7h às 19h.

– Centro POP 2: rua Hoffmann, 247 – bairro Floresta. Atendimento das 7h às 19h.

Centro POP 3: avenida França, 496 – bairro Navegantes. Atendimento das 7h às 17h.

Imigrantes e refugiados

De 18 a 25 de junho, a prefeitura de Porto Alegre realiza atividades alusivas à Semana do Migrante e Refugiado. No foco da iniciativa está a garantia de integração entre diferentes culturas, por meio de ações de esporte, inclusão, cidadania, direitos humanos e empreendedorismo.

O primeiro evento é um debate, marcado para as 19h desta quinta-feira (18) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Na pauta, desafios e oportunidades no mercado de trabalho para migrantes, hoje estimados em mais de 30 mil residindo na capital gaúcha.

Já no domingo (21) será a vez da Feira de Economia Criativa do Migrante e Refugiado, no Parque Marinha do Brasil. Na segunda-feira, 25, o Sine Municipal realiza um feirão de empregos específico para este público. Mais informações no portal prefeitura.poa.br.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde