Segunda-feira, 31 de agosto de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 31 de agosto de 2026
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira (31) que Moscou busca ampliar a cooperação com a China nas áreas de inteligência artificial e inovação digital. A declaração foi feita durante encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, no Quirguistão.
Os dois líderes participam de uma cúpula de dois dias da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), bloco regional que reúne países da Ásia e busca ampliar a cooperação política e econômica entre seus integrantes, além de funcionar como contraponto à influência das potências ocidentais.
Durante a reunião, Putin destacou o avanço da relação bilateral entre Rússia e China. “A cooperação está se desenvolvendo com sucesso em todas as frentes”, afirmou o presidente russo a Xi antes do encontro.
Putin também ressaltou o potencial das tecnologias digitais para as economias dos dois países. “As inovações digitais, incluindo as tecnologias de inteligência artificial, também estão abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento econômico de nossos países”, declarou.
O encontro ocorre em um momento de aproximação entre Moscou e Pequim. A Rússia, que enfrenta o prolongamento da guerra na Ucrânia, iniciada em 2022, estreitou os laços econômicos e políticos com a China. O país asiático se tornou um dos principais compradores do petróleo russo e não condenou a invasão, apesar das sanções e do isolamento internacional impostos a Moscou por países ocidentais.
Putin e Xi haviam se encontrado pela última vez em maio, em Pequim. Desde então, os dois governos mantiveram negociações e iniciativas voltadas à ampliação da cooperação em diferentes setores.
Na área digital, o governo russo também tem adotado medidas para aumentar o controle sobre a internet no país. Nos últimos meses, foram registradas interrupções generalizadas e intermitentes do acesso à rede, além de restrições a aplicativos de mensagens utilizados pela população.
O governo russo também incentiva a adoção do Max, plataforma de mensagens estatal que não utiliza criptografia de ponta a ponta e apresenta características semelhantes às do aplicativo chinês WeChat. A iniciativa, porém, é alvo de críticas de especialistas e defensores de direitos digitais, que levantam preocupações relacionadas à privacidade dos usuários e ao possível uso da plataforma para monitoramento e vigilância.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.