Segunda-feira, 21 de setembro de 2026

Segunda-feira, 21 de setembro de 2026

Voltar Mercado financeiro aumenta a estimativa de inflação no Brasil e passa a prever novo corte de juros neste ano

O mercado financeiro elevou a sua estimativa para a inflação e projetou um crescimento menor do PIB (Produto Interno Bruto) em 2026. Os economistas também passaram a prever um novo corte de juros no decorrer deste ano, de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Banco Central.

Para este ano, a estimativa de inflação subiu de 4,9% para 4,92%. Para 2027, a expectativa permaneceu em 4,30%. Desde o início de 2025, com a adoção do sistema de meta contínua, o objetivo do Banco Central é manter a inflação em 3%, sendo considerada dentro da meta se variar entre 1,50% e 4,50%.

PIB

Para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano, o mercado financeiro reduziu a sua projeção de 1,89% para 1,88%. Para 2027, a estimativa caiu de 1,45% de 1,43%.

Juros e dólar

A estimativa do mercado para a Selic no fim de 2026 caiu de 13,75% para 13,50% ao ano. Para o fechamento de 2027, a projeção permaneceu em 12% ao ano. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano.

O mercado financeiro manteve a sua estimativa para a taxa de câmbio no fim deste ano em R$ 5,20 por dólar. Para o fechamento de 2027, a projeção continuou em R$ 5,28 por dólar.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Cube do Ouvinte