Domingo, 17 de maio de 2026

Domingo, 17 de maio de 2026

Voltar “Corrida do Aniversário de Porto Alegre” deve reunir neste domingo mais de 1.700 participantes

Integrada às comemorações dos 254 anos da capital gaúcha (26 de março), a já tradicional “Corrida do Aniversário de Porto Alegre” deve reunir na manhã deste domingo (29) um contingente superior a 1,7 mil participantes, de diferentes faixas etárias e níveis de preparo. O evento abrange percursos de 15, 5 e 3,5 quilômetros, além de uma caminhada participativa de 3,5 quilômetros.

As provas são organizadas pela unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) do bairro Azenha, em parceira com a prefeitura. O patrocínio é do Banrisul.

Para os melhores colocados será concedida premiação com troféus e medalhas. Na prova de maior distância, o início está marcdo para as 7h, no espaço em frente ao Paço Municipal (antiga sede da prefeitura), ao lado do Mercado Público, no Centro Histórico.

A participação tem como exigência a idade mínima de 16 anos, sem limite máximo. Pelas regras da Confederação Brasileira de Atletismo, entretanto, competidores de 16 e 17 anos não podem disputar o percurso de 15 quilômetros.

De acordo com estatística da prefeitura, Porto Alegre totalizou no ano passado quase 100 provas oficiais de atletismo. Os eventos atraíram mais de 145 mil participantes, consolidando-se como uma das cidades com maior calendário de corridas de rua no País.

O titular da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Lucas Siqueira, destaca o simbolismo do evento no âmbito da programação comemorativa dos 254 anos:

“Este é um presente para todos que vivem aqui. Somos reconhecidos como a ‘Capital das Corridas de Rua’ e isso não é por acaso, com dezenas de eventos ao longo do ano e que incentivam a prática esportiva, promovem a saúde e ocupam espaços públicos de forma positiva. É uma alegria ver mais uma edição mobilizando tantas pessoas”.

Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta condutores e pedestres a manterem atenção redobrada à sinalização indicativa. Também recomenda que, se possível, programem com antecedência seus deslocamentos, já que este e outros eventos exigem a realização de bloqueios no trânsito em diversas vias da região.

Estão na lista ruas e avenidas como Andradas, Borges de Medeiros, Sete de Setembro, General Portinho, Mauá,
Beira-Rio e Aureliano Figueiredo Pinto, além da Praça da Alfândega. “Azuizinhos” atuarão no monitoramento dos pontos de maior movimento, a fim de contribuir para o menor impacto possível ao fluxo e prevenir acidentes. Os percurs

Programação

– 6h: abertura do espaço lounge do evento.
– Até 6h45min: entrega de roupas no guarda-volumes.
– 7h: prova de 15 quilômetros.
– 7h02min: prova de 7 quilômetros.
– 7h04min: prova de 3,5 quilômetros e caminhada.
– 9h30min: cerimônia de premiação.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Domingão Da Caiçara