Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Zagallo e o “13”: entenda por que o número sempre acompanhou uma das lendas do futebol

“Zagallo eterno” tem 13 letras. “Brasil campeão” também. O número 13 sempre esteve ligado a Mario Jorge Lobo Zagallo, uma das lendas do futebol brasileiro. O único tetracampeão mundial de futebol morreu na sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro.

“O 13 veio aliado a minha esposa, que era devota de Santo Antônio. Sinônimo de fé”, disse Zagallo em uma entrevista. Treze de junho é o Dia de Santo Antônio. Treze também foi o dia em que Zagallo se casou com a mulher, Alcina de Castro Zagallo, que morreu em 2012. Ela também fazia aniversário em um dia 13.

Além disso, 13 também é 31 ao contrário. E 1931 é o ano em que Zagallo nasceu. Mas como jogador, a lenda usava uma outra camisa. “A minha [de jogador] era 11. Doze é do torcedor, e a 13 passou a ser minha como treinador”, afirmou Zagallo.

Mário César Zagallo, filho do ex-craque, disse que a camiseta com o número novo deu sorte. “Meu pai foi convidado no juvenil do Botafogo para ser técnico do profissional. Ele botou a camisa 13 nas costas e começou a ganhar. Tudo virou 13”, disse em entrevista em 2021.

“Meu pai vai somar uma frase, é 13. Quando olha, tem um carro na nossa frente que é 1313. Graças a Deus, o 13 está presente na nossa vida”, afirmou.

Zagallo estava hospitalizado desde o fim de dezembro no Rio de Janeiro. Ele morreu por falência múltipla dos órgãos. “É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo”, diz a nota publicada pela família.

“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, prossegue a nota.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã