Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 12 de outubro de 2025
Seja qual for o tempo que o usuário possui um iPhone, sempre há por descobrir recursos novos – ou por ele desconhecidos. Isso inclui várias dicas que permitem economizar tempo e ganhar em praticidade, conforme ressalta uma reportagem sobre tecnologia publicada recentemente no jornal norte-americano “The New York Times.
– Identifique plantas ou animais. Se você tirar uma foto de uma planta, flor, árvore ou animal, poderá descobrir exatamente o que é. Basta tocar o botão “Informações” (ou “i”) na parte inferior da tela: se o iPhone souber o que é, um símbolo com estrelas aparecerá na parte inferior da foto e os detalhes dos metadados darão a resposta, além de oferecerão a opção de pesquisar mais informações sobre o tema.
– Transforme seu celular em uma máquina portátil de sons relaxantes. Em “Ajustes”, acesse “Acessibilidade”, depois “Áudio e Vídeo” e “Sons de Fundo”. Escolha entre sons como Oceano, Chuva e Riacho. Até os bebês adoram.
– Peça para o celular ler algo para você. Abra o aplicativo Safari e comande o aplicativo Siri para fazer a leitura de determionado texto. Ou diga “Quero ouvir esta página”. Também é possível clicar em “Configurações da Página”, à esquerda da barra de endereço, e acionar “Ouvir a Página”. O recurso inclui a opção de ajustar a velocidade da fala.
– Mantenha as pessoas longe das suas abas privadas. Se você estiver ausente do Safari por 15 minutos, o iPhone pode exigir autenticação antes de exibir abas privadas. Isso é útil a quem costuma deixar outras pessoas usarem seu telefone mas gosta de manter alguns hábitos de navegação privados. Acesse “Ajustes”, toque em Safari, role a tela para baixo e ative a opção “Exigir Face ID para Desbloquear a Navegação Privada”.
– Use dois dedos para selecionar tudo. Basta deslizar para baixo para selecionar tudo e marcar cada item como lido ou excluí-lo em massa em aplicativos como Mensagens, Email, Notas e Lembretes. Essa ação também funciona em alguns aplicativos de terceiros, como o Telegram, mas ainda não há suporte para outros, como o Gmail.
– Copie ou traduza textos com a câmera. Abra o aplicativo da câmera e aponte a lente do seu celular para um bloco de texto. Um ícone com três linhas em um quadrado contornado aparece no canto inferior direito. Toque no ícone, e ele captura o texto com as opções de copiar, selecionar tudo, pesquisar, traduzir ou compartilhar.
– Bloqueie aplicativos que você não quer que as pessoas abram. Você pode proteger aplicativos específicos com o Face ID, o que é útil se você tem um filho que usa seu celular regularmente e não quer que ele jogue ou envie e-mails acidentalmente. Pressione e segure o aplicativo e selecione “Exigir Face ID” para ativá-lo.
– Impeça que outras pessoas bisbilhotem seu celular. Uma configuração chamada “Acesso Guiado” mantém seu celular bloqueado em um aplicativo, o que é particularmente útil quando você permite que crianças brinquem com seu iPhone. Em Ajustes, toque em “Acessibilidade” e depois “Acesso Guiado” para ativar o recurso, que impede que quem estiver usando seu celular saia de um aplicativo e abra outro. Lembre-se de desativá-lo assim que receber o celular de volta.
– Transcreva gravações de voz automaticamente. Aquela chamada que você acabou de gravar? Agora você pode acessar uma versão transcrita dela na pasta Gravações de Chamadas do aplicativo Notas. Seu celular também transcreverá gravações de voz feitas nos apps Notas de Voz e Notas.
Senha de wi-fi
– Compartilhe uma senha de wi-fi via QR code. A maneira mais fácil de compartilhar uma senha de wi-di em um iPhone é ficar perto da outra pessoa, pedir para ela acessar “Ajustes”, clicar em “wi-fi” e selecionar a rede. Em seguida, no seu dispositivo, toque em “Compartilhar Senha” no pop-up na parte inferior da tela. Se a outra pessoa tiver um celular Android, ou se houver muitas pessoas precisando da senha, pode ser mais fácil abrir o aplicativo Senhas, navegar até “wi-fi”, depois “nome da rede” e “mostrar Código QR da rede”, para que a pessoa possa escaneá-lo.
– Torne-se um fotógrafo mais rápido com os atalhos da Câmera. Deslizar para a esquerda na tela de bloqueio do seu iPhone abre o aplicativo Câmera por padrão (embora você também possa alterar esse atalho para outra coisa, se desejar). É muito mais fácil tirar fotos pressionando o botão de volume físico na lateral do telefone em vez de tocar no botão do obturador. Deslizar o botão do obturador para a esquerda tira várias fotos em sequência, uma função conhecida como modo de disparo contínuo, enquanto manter o botão do obturador pressionado grava vídeos sem precisar deslizar para o modo de vídeo. (com informações de O Globo)