Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Voltar Veja dicas para manter sua conta no X (antigo Twitter) mais segura

Usamos senhas para as redes sociais todos os dias. Mas como manter tudo isso seguro? Um dos caminhos para evitar ataques hackers é ativar a dupla verificação e criar senhas difíceis de serem descobertas. Veja a seguir dicas que dificultam ataques hackers na rede social X (antigo Twitter).

Use a verificação em duas etapas

Muitas redes sociais possuem algum modelo de acesso em verificação de duas etapas. Com essa função ativada, o usuário precisa usar, além da sua senha, um código recebido por SMS ou gerado em um aplicativo no seu celular para ter acesso a conta.

A verificação em duas etapas oferece uma alta proteção contra ataques, já que um invasor não conseguirá acessar sua conta nem mesmo tendo sua senha. Ele precisará, além da sua senha, do acesso ao seu celular.

Em entrevista para o g1, Miriam von Zuben, analista sênior de segurança do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), explica que essa é uma das melhores maneiras de evitar acesso de terceiros.

No X, siga o passo a passo abaixo: No menu lateral, clique em “Mais” e em “Configurações e privacidade”; Clique em “Segurança e acesso à conta”, depois clique em “Segurança”; Clique em “Autenticação em duas etapas”; Há três métodos disponíveis: Mensagem de texto, Aplicativo de autenticação ou Chave de segurança; Depois de se registrar, assim que entrar em sua conta, você precisará informar o método de autenticação em duas etapas que usou no acesso anterior e a sua senha.

Senhas mais seguras

Crie senhas longas, que são mais difíceis de serem adivinhadas por tentativa e erro – uma dica é usar truques para criar senhas mais criativas, como pequenos trechos de frases ou músicas importantes para você; Use letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais, como @ e $; Não use a mesma senha em vários sites ou aplicativos; Use gerenciador de senhas para memorizar as suas credenciais; Evitando a obviedade, crie senhas que são frases porque são facilmente memorizáveis e difíceis de serem descobertas.

Como lembrar da senha?

Sistemas de gerenciamento ajudam a criação e proteger de senhas. Eles contam com criptografia, o que dificulta o acesso de terceiros a informações privadas. Veja algumas opções gratuitas: Gerenciador de Senhas do Google (integrado navegador Chrome e à conta Google); LastPass; Microsoft (integrado ao Authenticator para Android, também pode ser usado no Windows, no Edge e com extensão para o Chrome); KeePass (com Keepass2Android para sincronizar suas senhas no Android).

Outras opções pagas incluem Dashlane, 1Password e Dropbox Passwords.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Embalos & Loterias