Domingo, 05 de abril de 2026

Domingo, 05 de abril de 2026

Voltar Trump confirma que piloto de caça americano abatido pelo Irã foi resgatado: “São e salvo”

Os Estados Unidos resgataram o tripulante do caça F-15E derrubado na última sexta-feira (3), no Irã, confirmou o presidente norte-americano, Donald Trump. “São e salvo”, afirmou.

A confirmação ocorreu pouco após o resgate ser divulgado pela rede catari Al Jazeera e por uma agência de notícias internacional, encerrando uma corrida contra o tempo que durou cerca de dois dias para localizar o militar.

Até então, as informações sobre o sucesso da missão vinham de fontes do governo norte-americano, que indicavam que a operação havia ocorrido em meio a um “tiroteio intenso”, enquanto a equipe ainda tentava deixar o território iraniano.

Durante a madrugada deste domingo (5), Trump comentou o resgate, afirmando que o piloto “estava atrás das linhas inimigas, nas traiçoeiras montanhas do Irã, sendo caçado”. Segundo ele, o militar sofreu ferimentos, mas “ficará bem”.

Em publicação na rede Truth Social, o presidente destacou o sucesso da operação. “Nós o pegamos! (…) as Forças Armadas dos EUA realizaram uma das operações de busca e resgate mais ousadas da história do país (…) e tenho o prazer de informar que agora está são e salvo”, escreveu. Ele também reiterou que os Estados Unidos “nunca deixarão um combatente para trás”.

De acordo com o comunicado, o militar permaneceu escondido em solo por dois dias. A operação de resgate mobilizou centenas de tropas de operações especiais e contou com monitoramento constante por aeronaves, que chegaram a entrar no espaço aéreo iraniano para realizar a extração.

Até a última atualização desta reportagem, não havia confirmação sobre o nível de conhecimento das autoridades iranianas a respeito da execução da operação americana.

Operação

O caça F-15E foi abatido por defesas aéreas iranianas em uma região montanhosa no sudoeste do país. Dois tripulantes estavam a bordo e conseguiram se ejetar antes da queda. Um deles foi localizado e resgatado poucas horas após o incidente, enquanto o segundo permaneceu desaparecido até ser encontrado.

Além do F-15E, um segundo avião militar americano, modelo A-10 Thunderbolt II, também teria sido abatido na sexta-feira nas proximidades do Estreito de Ormuz. O piloto da aeronave, que estava sozinho, foi resgatado com sucesso, segundo o jornal The New York Times.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show Da Manhã