Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Voltar Trégua entre Israel e Hamas para a libertação de reféns entra no último dia

O período de trégua acordado entre Israel e Hamas para a libertação de reféns e envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza entrou no último dia nesta segunda-feira (27). Entretanto, Estados Unidos, Catar e outros mediadores internacionais trabalham para prolongar a pausa no conflito.

O acordo, que entrou em vigor na sexta-feira (24), prevê um cessar-fogo temporário de quatro dias. O Hamas se comprometeu a libertar cerca de 50 reféns. Por outro lado, Israel concordou em soltar 150 palestinos presos no país.

Até a madrugada desta segunda-feira, o Hamas havia libertado 58 reféns israelenses e estrangeiros, enquanto Israel soltou 117 palestinos. O governo de Israel afirmou que pode prolongar a trégua em um dia para cada dez reféns adicionais libertados pelo Hamas.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse no domingo (26) que representantes norte-americanos e do Catar estão tentando prolongar a pausa no conflito pelo maior tempo possível. “É o nosso objetivo manter essa pausa para além de segunda-feira, para que possamos continuar a ver mais reféns a sair e enviar mais ajuda humanitária para aqueles que necessitam em Gaza”, disse Biden.

Israel afirmou que a guerra não acabou e que retomará as operações militares assim que o prazo da trégua terminar. Segundo o governo israelense, o conflito continuará até que o Hamas seja eliminado.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: