Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 26 de fevereiro de 2026
Com 1,5 quilômetro, o Trecho 3 da Orla do Guaíba – Orla Jaime Lerner foi entregue revitalizado. A área havia sido atingida pela enchente de maio de 2024 e agora está mais resiliente.
“A enchente deixou marcas profundas, mas também nos trouxe a oportunidade de entregarmos uma cidade melhor e mais preparada. Vamos novamente impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de renda com o funcionamento das atividades no local”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.
As obras foram iniciadas no final de 2024 e incluem revitalização das áreas ao ar livre e da pavimentação, recuperação dos sete chuveiros externos e das telas que cercam as quadras de esportes, novos bancos e lixeiras e reforma nos 12 banheiros. A vegetação também foi qualificada. Os taludes foram recompostos e, o gramado, substituído. Foi realizado o plantio de 565 novas árvores nativas, provenientes do Viveiro Municipal. Além disso, a área de mata ciliar foi ampliada para aumentar a proteção contra os impactos das cheias.
A pista de skate recebeu melhorias, como recuperação da alvenaria e das juntas, além da aplicação de resina e nova pintura. Foram instalados novos obstáculos. As 29 quadras de esporte foram recuperadas.
Estrutura interna
Os bares e banheiros do Trecho 3 também foram reconstruídos. As paredes internas receberam blocos de concreto mais resistentes aos impactos da água em comparação com a alvenaria convencional. Os banheiros contam com revestimento cerâmico nas paredes, novas esquadrias com vidros temperados, portas de alumínio e ferro, e janelas de aço. Além disso, a nova rede elétrica conta com dispositivos de segurança antifurto. A sala dedicada à Secretaria Municipal de Lazer (Smel) também passou por reforma.
Os três bares contam agora com paredes internas construídas com blocos de concreto e novos revestimentos no piso e teto, além de melhorias nas esquadrias, instalações elétricas e sistema de climatização.
A revitalização foi viabilizada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática. O investimento de R$ 6,4 milhões é oriundo de Termo de Solo Criado por Contrapartida firmado com a empresa Cyrela.
“É sempre um prazer para nós este tipo de parceria. Hoje, devolvemos não só um importante equipamento urbano, mas também a autoestima da cidade”, exaltou Luiz Paludo, diretor de Incorporação da empresa Cyrela.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.