Quarta-feira, 18 de maio de 2022

Quarta-feira, 18 de maio de 2022

Voltar Tenista ucraniano de 98 anos foge da guerra e disputa torneio nos Estados Unidos

Um tenista de 98 anos e que é considerado o atleta mais velho ainda em ação na modalidade vive um momento de muita apreensão em sua carreira. Trata-se do ucraniano Leonid Stanislavskyi, que teve que sair de seu país após a invasão russa e disputou recentemente um torneio para veteranos nos Estados Unidos.

“O tênis é a minha vida. Nem consigo me imaginar nessa idade sem o esporte”, disse ele.

Ele vivia na cidade de Carcóvia, bastante afetada pelos ataques russos. E, mesmo com familiares e amigos procurando refúgio em outros países, o tenista não queria arredar pé de sua terra natal. Do apartamento em que vivia sozinho, ele contou que atravessou a Segunda Guerra Mundial e que não tinha medo. No entanto, classificava como muito triste viver mais um conflito em pleno século 21.

A fuga

Sem poder jogar tênis, um grupo de amigos montou uma operação para tirá-lo da região do conflito em março. Foram três dias de carro, mas de 1,3 mil quilômetros percorridos até a Eslováquia. De lá, fora mais seis horas até a casa da filha, na Polônia.

Em segurança, Leonid voltou a frequentar o espaço favorito dele: as quadras de tênis. Recuperou a forma e decidiu disputar um torneio para veteranos nos Estados Unidos.

A competição ocorreu no início da última semana, na Flórida. O tenista ucraniano enfrentou um americano oito anos mais jovens e, após um duelo de três hora, o atleta da casa ganhou o jogo. Leonid, no entanto, ganhou o coração de quem estava ali.

“Sou o único da Ucrânia nesse torneio. Eu não tinha uma bandeira, mas duas jovens que também fugiram da guerra me emprestaram uma. Para mim, estar aqui nessa situação é uma grande honra”, falou.

Assim, ele segue firme na cruzada pelo grande objetivo: completar 100 anos jogando tênis.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Boris Becker: ex-campeão de Wimbledon é preso por fraude no Reino Unido
Na França, tenista brasileira Bia Haddad conquista maior título da sua carreira até o momento
Deixe seu comentário

No Ar: Caiçara Confidencial