Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Voltar Skate: Mineirinho desce rampa de 70 metros, atinge 95 km/h e bate recorde em Porto Alegre

O skatista Sandro Dias, o Mineirinho, quebrou nesta quinta-feira (25) o recorde mundial de maior descida em rampa de skate. A façanha foi realizada na megarrampa de 70 metros montada na fachada do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. A estrutura equivale à altura de um prédio de 23 andares.

A rampa foi construída com apoio da Red Bull e homologada por representantes do Guinness World Records. Mineirinho realizou quatro descidas oficiais: 55m, 60m, 65m e, por fim, 70m, essa última consagrando o novo recorde. Na descida final, ele atingiu cerca de 95 km/h, completando o percurso em aproximadamente 3 segundos.

A cada tentativa ele demorava em média 20min para voltar à posição, pois, para subir ao topo do prédio novamente é necessário subir em um elevador, lances de escadas e depois descer de rapel do topo até o púlpito colocado para realizar o drop.

O skate utilizado foi adaptado para suportar altas velocidades, com rodas maiores, rolamentos especiais e eixo reforçado. A rampa tinha inclinação de 45 graus e contava com sistema de segurança reforçado, incluindo cabos de aço, plataformas de apoio, redes de contenção e equipe técnica especializada.

O evento teve transmissão ao vivo e presença de engenheiros, atletas, jornalistas e representantes da Federação Gaúcha de Skate. Após inspeção final, a estrutura será desmontada. O Guinness World Records fará a validação oficial nas próximas semanas, com base em dados técnicos, imagens registradas e medições precisas realizadas durante a descida.

“Cheguei em um limite, vou parar por aqui. Já foi bom demais, tem muitas coisas que se impõe nesse cenário, a rampa que nunca existiu antes, uma mistura de muita velocidade, muita força G, condição climática, tá muito vento, quase parei lá em cima porque estava ventando demais. Acho que fui o bastante já, estou satisfeitíssimo”, disse Mineirinho.

E continua:

“Eu estou satisfeitíssimo, acho que isso provou que a gente consegue se superar a hora que a gente quiser. Nunca esperava que fosse dropar uma rampa de 70 metros. Obrigado a todo mundo que acompanhou, à minha mãe e meu pai, que devem estar com o coração na mão também”.

Conhecido como o “Rei do 540” por causa de sua manobra característica, Sandro fez história como o primeiro brasileiro a acertar um 900 e o primeiro no mundo a realizar o feito durante uma competição. Em 2019, ele fez uma apresentação descendo uma estrutura de 30m de altura na Ponte Estaiadinha, em São Paulo.

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Embalos & Loterias