Quarta-feira, 29 de julho de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 29 de julho de 2026
Integrantes democratas da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos fizeram uma publicação na rede social X acusando o governo de Donald Trump de conspiração eleitoral no Brasil.
A afirmação foi feita em uma postagem citando uma matéria do jornal americano The Washington Post sobre uma suposta tentativa americana de interferir na disputa eleitoral brasileira.
“Propagar teorias da conspiração eleitoral não torna os Estados Unidos mais seguros. Pelo contrário, mina a confiança na nossa democracia interna e afasta os nossos aliados no exterior”, diz a publicação, feita nesta semana.
A ala democrata da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos EUA é composta pelos senadores Jeanne Shaheen, Chris Coons, Chris Murphy, Tim Kaine, Jeff Merkley, Cory Booker, Brian Schatz, Chris Van Hollen, Tammy Duckworth e Jacky Rosen.
A reportagem do The Washington Post fala sobre os dois funcionários do Departamento de Estado americano que tiveram o visto negado pelo governo brasileiro, na sexta-feira (24).
Segundo o jornal, o secretário-assistente para Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, Riley Barnes, e o subsecretário-assistente, Samuel Samson, tinham planos de preparar um ataque à confiabilidade das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral.
Os dois funcionários respondem diretamente ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tido como um dos principais aliados da família Bolsonaro em Washington.
A intenção era chegar ao Brasil semanas antes do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. As possíveis agendas em Brasília não foram reveladas, mas os pedidos de vistos levantaram suspeitas de autoridades brasileiras sobre uma possível motivação ligada ao pleito eleitoral.
Em posicionamento enviado ao The Washington Post, o Departamento de Estado confirmou que Barnes e Samson planejavam viajar para Brasília na próxima semana, mas não detalhou o objetivo da visita. Procurados, os funcionários não responderam ao contato do jornal americano.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.