Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Voltar Senado aprova nomes das novas embaixadoras brasileiras na Venezuela e Guiana

O Senado aprovou as indicações do governo para as embaixadas brasileiras na Venezuela e Guiana. Os dois países estão envolvidos na disputa do território de Essequibo, rico em petróleo e atualmente parte da Guiana.

Glivânia Maria de Oliveira e Maria Cristina de Castro Martins assumirão as chefias das missões diplomáticas em Caracas, capital da Venezuela e Georgetown, capital da Guiana, respectivamente. Elas passaram por sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado na manhã desta terça-feira (12).

Oliveira disse ver a situação com preocupação, mas que vai procurar ajudar na construção de uma saída pacífica para o litígio.

“Aprovada por essa casa procurarei construir no melhor dos meus esforços para esse encaminhamento pela via pacífica, que essa é a nossa via, é a via da diplomacia brasileira, mas sem desconsiderar que estamos falando de um cenário significativamente complexo”, afirmou.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) disse que as novas embaixadoras chegarão em uma situação delicada” e disse esperar que a diplomacia funcione. Localizada no território da Guiana, a região de Essequibo ocupa 159 mil km² e representa cerca de 70% do território do país.

Em 2015 foram encontradas grandes reservas de petróleo na região. Estima-se que na Guiana haja o equivalente a 11 bilhões de barris, parte significativa deles “offshore”, ou seja, no mar, perto de Essequibo. Em consequência do boom do petróleo, a Guiana é o país sul-americano cuja economia mais cresce nos últimos anos. A região passou a ser cobiçada pelo governo da Venezuela que afirma ter direito sobre o território. Um referendo para a anexação do Estado chamado pelos venezuelanos de “Guiana Essequiba” foi aprovado por 95% dos eleitores presentes. Na última semana, o presidente venezuelano Nicolás Maduro assinou decretos para incorporar o território.

Além das duas embaixadores, o plenário do Senado aprovou os indicados pelo governo Lula para atuação nas embaixadas de Omã e Trinidad e Tobago.

 

 

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Madrugada