Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Voltar Secretaria de Turismo do RS lança plataforma de dados para monitoramento da experiência turística no estado

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) lançou os primeiros painéis interativos de dados estatísticos do setor no estado — os BIs, plataforma reconhecida internacionalmente para a divulgação de informações. O evento aconteceu nesta quinta-feira (30) e integrou a programação do South Summit Brazil, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

Os dados disponibilizados contemplam o cálculo da participação do turismo no PIB gaúcho, assim como o fluxo de passageiros que chegaram ao estado por meio da malha aérea e o perfil do visitante dos eventos com fluxo turístico. O secretário estadual do Turismo, Vilson Covatti, pondera que as informações são fundamentais para o planejamento de políticas públicas no segmento. “O turismo precisa levar conhecimento e inovação, mas, sobretudo, elevar o padrão humano”, enfatiza.

O economista Antônio Pedro Lima, coordenador do Observatório do Turismo do RS, lembra que a ferramenta já é consolidada no setor privado, mas ainda está sendo incorporada nos entes governamentais. Durante o encontro, ele citou a inspiração dos painéis lançados no TravelBI, case de sucesso de Portugal para o uso dos dados. “Informações consistentes e precisas podem auxiliar na tomada de decisão, inclusive para ter um olhar de mercado mais apurado”, argumenta.

Crescimento do turismo como resultado da estrutura social

Durante o lançamento, a Setur também recebeu o economista português Roberto Tavares Antunes, especialista na área de inovação no turismo, para uma palestra sobre o tema. O turismo português é um dos principais exemplos mundiais de como fortalecer o destino e atrair novos visitantes. Em 2022, a participação do segmento no PIB do país europeu foi de 18%, enquanto no Rio Grande do Sul o número representa 4%.

Conforme Antunes, o setor precisa ser trabalhado de uma forma multifatorial, em conjunto com o restante da sociedade. “Turismo é uma indústria do bem. Só existe um bom turismo quando existe paz e coesão territorial. Queremos um turismo que promova a geração de empregos, reduza as desigualdades… Sem trazer incômodos para a população”, argumentou.

“Nunca o português esteve tão feliz como hoje, e o turismo contribui de forma imensa para isso, com a valorização cultural. Portugal agora é uma marca de qualidade, motivo de orgulho para os seus cidadãos”, explica o especialista. “O turismo é oferta de experiências e se constrói com uma estrutura social, com base em tudo que acontece na economia. Se houver um cenário eficiente, é mais fácil prosperar com o turismo”, finaliza.

Na programação, o diretor-geral da Setur, Rafael Carniel, também mediou um painel sobre os movimentos de inovação no turismo gaúcho, possibilitando o debate do atual cenário do setor no estado e as projeções para o desenvolvimento do segmento. O encontro contou com a participação de Roberto Antunes, da empresária e vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan, e da coordenadora de Turismo do Sebrae-RS, Amanda Paim.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde