Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 9 de maio de 2023
A edição de maio do Sarau do Rio, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, está repleta de atrações gratuitas para o público.
Além de oficinas, teatro e mostra de arte, diversos shows poderão ser conferidos no dia 21, a partir das 14h30min, no Museu do Rio (Rua da Praia), à beira do Rio dos Sinos. Entre eles estão Swing Samba Trio, N. Garcia, Oly Jr. & Os Tocaios e Tonho Crocco e banda – Especial Tim Maia.
O evento ocorre ao ar livre e em meio à natureza, contemplando a beleza da região. Atividades também estão programadas dentro do Museu do Rio, como a exposição de Artes Visuais da artista Martina Berger.
São apresentados desenhos, esculturas em cerâmica e fotografias relacionadas à memória e à infância da artista. Além das obras, a arquitetura e a história do museu poderão ser apreciadas.
O local abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade Leopoldense e da região, com o objetivo de manter viva a memória da Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, um dos mais importantes do Rio Grande do Sul.
A edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos é datada de meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo.
Programação para as crianças
O público infantil tem à disposição peças de teatro, contação de histórias e bolhas de sabão gigantes. Na edição de maio, ocorrerão as oficinas de Muralismo, com o artista visual Rogério Tosca, e a de arte com Klau Brentano, onde as crianças poderão decorar seus próprios vasos de cerâmica e plantar uma mudinha de flor ou chá para levar para casa. Uma atividade divertida e educativa que incentiva o cultivo doméstico e o cuidado com a natureza.
Gastronomia e economia criativa
A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de Food Trucks, com deliciosos menus e bebidas. Cerca de 30 expositores da chamada economia criativa vendem seus produtos, fomentando o comércio local.
O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, através do financiamento do Pró-Cultura/ RS da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de São Leopoldo e da Klau Brentano Atelier de Artes, produção da Simples Assim e patrocínio da Higra e Sulgás.
No Ar: Clube do Ouvinte