Terça-feira, 03 de março de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 3 de março de 2026
O Rio Grande do Sul se consolidou como a principal porta de entrada para turistas estrangeiros no Brasil no início de 2026. Segundo dados da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, mais de 366 mil visitantes internacionais ingressaram no país pelo território gaúcho apenas em janeiro. Esse desempenho coloca o estado na liderança nacional do setor no período, superando destinos tradicionalmente associados ao turismo receptivo.
A maioria dos visitantes é proveniente de países do Mercosul, com destaque para argentinos e uruguaios que utilizam as rotas terrestres e aéreas da região. De acordo com a Secretaria de Turismo, esse resultado é fruto de investimentos em promoção internacional, qualificação e da localização estratégica do estado. O crescimento gaúcho acompanha um cenário nacional positivo, que registrou 1,4 milhão de entradas estrangeiras no primeiro mês do ano.
Além de reforçar a visibilidade global do destino, o fluxo recorde impacta diretamente a economia regional, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia e transportes. A gestão estadual projeta um cenário favorável para o restante de 2026, com foco em manter a trajetória de crescimento e atrair novos mercados emissores.
Foto: Cesar Lopes/PMPA
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.