Domingo, 14 de dezembro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 6 de agosto de 2024
Após o incidente que ocorreu na última quinta-feira (1), quando o caminhão guincho que transportava o radar meteorológico tombou no Morro São João, em Montenegro, a instalação do equipamento vai ser transferida provisoriamente para o Morro da Polícia, em Porto Alegre.
A Climatempo, empresa responsável pelo monitoramento, destacou que, devido às condições adversas de acesso terrestre em Montenegro, a instalação no local original não é viável no momento. O novo local temporário vai permitir que o cronograma de instalação seja mantido até que uma solução definitiva seja estabelecida.
O Morro São João permanece como a opção preferencial para a instalação definitiva do radar, com o Morro da Polícia já sendo considerado tecnicamente viável nas etapas iniciais de viabilidade apresentadas em fevereiro. Durante os próximos dias, a Climatempo realizará as manobras necessárias para que, até sexta-feira (9), o radar esteja instalado e passando pelo processo de calibração, fundamental para o início da operação.
A contratação do serviço de monitoramento por radar meteorológico começou no início de 2023, com a empresa vencedora da licitação anunciada em dezembro. O investimento totalizará mais de R$ 25 milhões e o serviço atenderá o Estado por um período de 60 meses, cobrindo uma área de 150 km de raio a partir do local de instalação.
Produzido na República Tcheca e chegado ao Rio Grande do Sul em junho, o equipamento aguardava ajustes na torre de instalação. O radar vai proporcionar alertas mais claros e precisos, com previsões e alertas de fenômenos meteorológicos extremos entre três e seis horas de antecedência. Além disso, o radar terá aplicações em diversas áreas, incluindo agricultura, infraestrutura, aviação e segurança.