Domingo, 22 de março de 2026

Domingo, 22 de março de 2026

Voltar Prazo para a troca das sirenes por sinais musicais e visuais nas escolas da Capital é iniciado

Na última sexta-feira (12), o prefeito em exercício Mauro Pinheiro sancionou a proposta de lei que torna obrigatória a substituição das tradicionais sirenes nas escolas municipais de Porto Alegre. Os dispositivos que marcam a troca de períodos entre as aulas deverão ser alterados por sinais musicais e visuais. A troca será realizada para evitar o desconforto de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que são mais sensíveis ao soar estridente do barulho dos aparelhos.

O autor da proposta foi o vereador Alvoni Medina (Republicanos) e ela havia sido aprovada pela Câmara Municipal em dezembro, por unanimidade. Conforme Medina, pesquisas indicam que até 80% das pessoas com TEA apresentam hipersensibilidade sensorial. Nesses casos, o barulho pode desencadear crises de choro e gritos, por exemplo.

As instituições de ensino terão um prazo de 180 dias para se adequar à mudança. Segundo o vereador, a legislação busca melhorar a qualidade de vida dos jovens, tornando o ambiente escolar mais agradável.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Madrugada Da Caiçara