Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 30 de janeiro de 2026
Entre os dias 9 de dezembro e 28 de janeiro, a cidade de Porto Alegre aplicou 2.725 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O balanço representa 43% do total de imunizantes recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde, índice que a prefeitura avalia como positivo. A vacinação é voltada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e está disponível em todos os postos de saúde da Capital.
O objetivo principal da campanha é prevenir a bronquiolite, uma inflamação nos bronquíolos que afeta o transporte de oxigênio e é uma das maiores causas de infecções em bebês. Pesquisas clínicas apontam que a imunização da mãe tem uma eficácia de 81,8% na proteção dos recém-nascidos contra doenças respiratórias graves até os seis meses de vida. Antes da oferta gratuita pelo governo, a vacina era encontrada apenas na rede privada, com custo médio de R$ 1,5 mil por dose.
A adesão das pacientes demonstra o interesse em garantir a segurança dos bebês contra o vírus sincicial respiratório. A orientação das autoridades de saúde é que a vacina, aplicada em dose única, seja feita em cada nova gestação, independentemente da idade da mãe. Atualmente, o serviço segue disponível nas unidades de saúde de Porto Alegre para gestantes que atendam aos critérios de idade gestacional.
Foto: Cristine Rochol / PMPA
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.