Terça-feira, 30 de abril de 2024

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Voltar Porto Alegre receberá ônibus elétrico da China para testes a partir de junho

O veículo tem capacidade para 70 passageiros e uma autonomia de 250 km/h. A estrutura é de aço com manganês, o que o torna mais leve e resistente. Tem alta eficiência energética, resultando em custos operacionais mais baixos a longo prazo, além de zero emissão de gases poluentes. O veículo da empresa chinesa, assim como os outros dois que estiveram em circulação na capital gaúcha, atenderá por 60 dias os usuários da linha 520.3 Triângulo/ 24 de Outubro/ Auxiliadora.

Ônibus elétricos–  Porto Alegre irá receber 12 ônibus elétricos que ingressarão neste primeiro semestre na frota. Oito foram adquiridos da Marcopolo pelas empresas VTC e Nortran e quatro são da marca Caio/Eletra e foram adquiridos pela empresa Sudeste. Junto com a tecnologia para carregá-los que será colocada nas garagens, os coletivos têm um custo total de R$ 38 milhões. A compra é subsidiada pela prefeitura.

Os ônibus elétricos vão circular em duas linhas escolhidas para priorizar rotas entre 180 km a 230 km de percurso diário por veículo e garantir a utilização total da bateria, além de reduzir a taxa de substituição com baterias de maior capacidade. São as linhas 178.1 Praia de Belas elétrica, que vai do Terminal Azenha ao terminal Centro, na avenida Borges de Medeiros, e a Integradora, que será criada entre o Terminal Azenha até o Terminal Borges de Medeiros. A redução de emissão de gases poluentes é estimada em 1.000 toneladas/ ano.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Caiçara Confidencial