Sábado, 09 de maio de 2026

Sábado, 09 de maio de 2026

Voltar Porto Alegre planta primeiras mudas produzidas a partir de árvores matrizes na Zona Sul

A Prefeitura de Porto Alegre realizou o plantio das primeiras mudas cultivadas a partir de árvores matrizes produzidas pelo Viveiro Municipal. A ação ocorreu na Praça João Pereira da Fonseca, no bairro Hípica, com o plantio de três exemplares de Paineira-rosa, espécie nativa ameaçada de extinção.

As mudas foram desenvolvidas a partir de sementes coletadas de uma árvore matriz localizada no Parque Farroupilha, conhecida como Redenção. O projeto busca identificar árvores saudáveis e adaptadas ao ambiente urbano para ampliar a produção de espécies nativas voltadas à arborização da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, a iniciativa faz parte do processo de revitalização do Viveiro Municipal, reinaugurado em 2023. A proposta permite maior controle sobre características como resistência, porte e adaptação das árvores cultivadas para espaços públicos.

Criado em 1977 e localizado no bairro Lomba do Pinheiro, o Viveiro Municipal produz atualmente mais de 90 espécies nativas destinadas a ruas, praças e parques, contribuindo para a preservação ambiental e a biodiversidade urbana da capital gaúcha.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show Da Manhã