Quinta-feira, 27 de agosto de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 31 de julho de 2026
Porto Alegre não registra, até a manhã desta sexta-feira (31), pontos de acúmulo de água na área protegida pelo sistema de proteção contra cheias. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), equipes mantêm o monitoramento permanente das estruturas e das condições hidrológicas da Capital.
A rua João Moreira Maciel, próxima à entrada de Porto Alegre, fica fora da área protegida pelos diques. Na região, a FreeWay (BR-290) e a avenida Castelo Branco integram as estruturas de defesa contra a entrada da água dos rios na cidade. O trecho localizado entre os diques e os mananciais foi projetado para ser inundável durante períodos de cheia, por isso, o acúmulo de água nessa área não representa risco à região protegida.
O Dmae acompanha a evolução dos níveis dos afluentes do Guaíba em conjunto com órgãos especializados em hidrologia e mantém equipes mobilizadas para adotar os protocolos operacionais caso seja necessário. Até o momento, os prognósticos indicam que o Guaíba não deverá atingir a cota de inundação no Cais Mauá. Com isso, não há previsão de fechamento das comportas do sistema de proteção contra cheias.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.