Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 3 de fevereiro de 2026
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre contabilizou o recolhimento de 24,6 mil toneladas de resíduos volumosos ao longo de 2025. Distribuídas em oito regiões da Capital, as Unidades de Destino Certo (UDCs), conhecidas como Ecopontos, oferecem à população uma alternativa gratuita para o descarte de materiais que não podem ser recolhidos pelas coletas seletiva ou domiciliar. Somente no mês de dezembro, os cidadãos entregaram cerca de 2.055 toneladas de itens como eletrônicos e restos de obras civis.
As unidades aceitam diversos materiais, incluindo móveis velhos, colchões, eletrodomésticos e sucata de ferro, mas não recebem lixo orgânico, lâmpadas fluorescentes ou medicamentos vencidos. Segundo o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a utilização correta desses espaços é fundamental para a saúde pública, pois evita o descarte irregular que causa obstrução de vias e intensifica alagamentos. Para quem não possui meios de transportar os resíduos até um posto, a prefeitura disponibiliza a contratação de uma coleta especial via sistema 156.
Atualmente, Porto Alegre conta com oito pontos ativos, localizados em bairros como Centro Histórico, Humaitá, Vila Cruzeiro e Santana. A unidade mais recente, inaugurada em julho de 2025 no Centro, conta com estruturas específicas para o recebimento de vidro, óleo de cozinha e eletrônicos. Os horários de funcionamento variam conforme a unidade, com a maioria operando de segunda a sexta-feira, além de expedientes reduzidos aos sábados e feriados.
Confira a lista completa de Ecopontos e horários:
Foto: Alex Rocha/PMPA
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.