Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 21 de agosto de 2025
Em cerimônia realizada na última quarta-feira (20), a prefeitura de Porto Alegre foi contemplada com o Selo Bronze na segunda edição do prêmio “Município Amigo da Vacina”. A premiação é promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), e reconhece os municípios que atingem metas de cobertura vacinal para os imunizantes pentavalente, tríplice viral e HPV.
Nesta edição, 415 dos 497 municípios gaúchos (83,5%) foram agraciados com o selo em uma das três categorias; ouro, prata ou bronze, definidas conforme critérios técnicos específicos.
Porto Alegre foi um dos 123 municípios a receber o Selo Bronze, na categoria “Dente-de-Leite”, por alcançar 96,5% de cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aplicada em crianças de 1 ano de idade. Na edição anterior, a capital não havia sido reconhecida.
Além disso, 139 municípios conquistaram o Selo Ouro e 153 o Selo Prata, com base em critérios que avaliam a cobertura vacinal no ano anterior, o tipo de imunizante e as faixas etárias atendidas. As categorias são:
Categoria “Baby”: Cobertura igual ou superior a 95% da terceira dose da vacina pentavalente em crianças menores de 1 ano;
Categoria “Dente-de-Leite”: Cobertura igual ou superior a 95% da primeira dose da tríplice viral em crianças de 1 ano;
Categoria “Teens”: Cobertura igual ou superior a 80% da vacina contra o HPV em pré-adolescentes de 9 a 14 anos (com uma dose).
A classificação dos selos depende do número de categorias em que o município alcançou os índices mínimos:
Ouro: Metas cumpridas nas três categorias;
Prata: Metas cumpridas em duas categorias;
Bronze: Meta cumprida em uma categoria.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a ampliação da cobertura vacinal, especialmente em um cenário desafiador, marcado pelo aumento da recusa à vacinação, impulsionada pela disseminação de desinformação e discursos negacionistas, especialmente em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Vacinas avaliadas:
Pentavalente: Protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae tipo B. Aplicada em três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida.
Tríplice Viral: Protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A primeira dose é administrada aos 12 meses; a segunda, aos 15 meses, como tetraviral (que também protege contra varicela).
HPV: Protege contra o papilomavírus humano, principal causador do câncer de colo do útero e outros tumores. Indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, com esquema de dose única.