Domingo, 07 de setembro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 17 de abril de 2025
Diante do aumento expressivo nos casos de dengue em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo decretou estado de emergência em saúde pública nesta quinta-feira (17). A medida foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da capital (Dopa).
A cidade já contabiliza quase 20 mil notificações de casos suspeitos e 4,2 mil diagnósticos confirmados da doença em 2025. Até o momento, duas mortes foram registradas: duas mulheres, de 59 e 72 anos, ambas com histórico de comorbidades.
Com o decreto, o município passa a adotar ações administrativas extraordinárias para tentar conter a disseminação do vírus e mitigar os impactos sobre a rede de saúde. Entre as medidas previstas estão a compra emergencial de insumos, prorrogação de contratos e convênios, reforço na assistência médica, intensificação do controle ambiental, além da realocação de servidores para áreas prioritárias. Também foi autorizada a suspensão de férias e folgas dos profissionais diretamente envolvidos nas ações de enfrentamento à epidemia.