Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 29 de janeiro de 2026
A Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre confirmou os dois primeiros casos de dengue contraídos na cidade em 2026. As infecções foram identificadas em moradores dos bairros Menino Deus e Jardim Sabará e ocorreram entre os dias 11 e 17 de janeiro. Embora o número de confirmações seja inferior ao registrado no mesmo período de 2025, o volume de notificações de suspeitas subiu de 496 para 686 este ano.
Atualmente, a capital apresenta uma alta infestação do mosquito Aedes aegypti em todos os 46 bairros monitorados por armadilhas. Diante deste cenário, o município ingressou no estágio de “Mobilização” do plano de contingência para arboviroses, o que estabelece a publicação de informativos mensais pela Secretaria Municipal de Saúde a partir de fevereiro. As autoridades alertam que os dados atuais são parciais e podem sofrer revisões.
Para conter a proliferação do inseto, a recomendação é intensificar a limpeza de calhas e o descarte correto de lixo, evitando qualquer acúmulo de água parada. Pacientes que apresentarem febre acima de 38 °C, acompanhada de dores de cabeça ou no corpo, devem buscar atendimento médico e informar sobre viagens recentes. A notificação agilizada de casos suspeitos pelos serviços de saúde é considerada essencial para o controle da doença na cidade.
Foto: Cristine Rochol / PMPA
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.