Quarta-feira, 15 de abril de 2026

Quarta-feira, 15 de abril de 2026

Voltar Novos detectores de sinal começam a operar em Porto Alegre neste domingo (1°)

A partir deste domingo, 1º de março, a Prefeitura de Porto Alegre inicia a fiscalização efetiva por meio dos novos Detectores de Avanço de Sinal (DAS) em dois cruzamentos da Capital. Os equipamentos, que encerram o período de testes às 23h59 de sábado (28), estão instalados nas interseções da Avenida Protásio Alves com a Rua Vicente da Fontoura e da Avenida Bento Gonçalves com a Avenida Princesa Isabel. A medida, coordenada pela EPTC, utiliza sensores e câmeras para registrar de forma automatizada veículos que ultrapassam o sinal vermelho ou excedem o limite de velocidade.

A iniciativa busca reduzir a acidentalidade, já que o desrespeito ao semáforo foi o principal fator de risco em mortes no trânsito na cidade em 2025. Até o mês de junho, a previsão é que 15 pontos considerados críticos recebam a tecnologia, com novas instalações já programadas para março em vias como as avenidas Oscar Pereira, Nonoai e Farrapos. De acordo com a EPTC, além do caráter punitivo, os dispositivos geram dados técnicos que auxiliam no planejamento de engenharia de tráfego e em políticas de segurança viária.

Durante a fase experimental, centenas de condutores foram flagrados em infração, e mais de 90 já receberam comunicados educativos sobre o início da operação. A EPTC reforça que o avanço do sinal permanece tolerado para dar passagem a veículos de emergência, como ambulâncias, e durante o período noturno (das 23h às 4h59), desde que o motorista reduza a velocidade para até 30 km/h e respeite a preferência de pedestres. Fora dessas condições específicas, o descumprimento das regras resultará em autuações.

Foto: Gustavo Roth/EPTC/PMPA

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde