Quinta-feira, 04 de setembro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 28 de maio de 2025
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre divulgou que, até o momento, todas as mortes registradas este ano por gripe (influenza) e Covid-19 na capital gaúcha ocorreram entre pessoas não vacinadas. Os dados, provenientes da Vigilância Epidemiológica, reforçam a importância da vacinação como principal medida de prevenção contra doenças respiratórias graves.
De acordo com o boletim divulgado em 9 de maio, foram notificadas 558 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na cidade, resultando em 34 óbitos confirmados e 129 casos ainda em investigação. Os principais vírus identificados foram rinovírus, vírus sincicial respiratório, adenovírus, SARS-CoV-2 (causador da Covid-19) e influenza não subtipada.
A baixa cobertura vacinal tem sido uma preocupação constante. Em 2024, apenas 56,84% dos idosos em Porto Alegre receberam a vacina contra a gripe, uma queda significativa em relação a 2021, quando a cobertura foi de 163%. Fatores como a disseminação de informações falsas sobre vacinas e a diminuição da percepção de risco contribuíram para essa redução.
A vacinação contra a gripe em 2025 foi organizada em etapas, iniciando em 7 de abril para grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas. A expectativa é que, após a terceira semana, a imunização esteja liberada para todos os grupos prioritários.
As autoridades de saúde enfatizam a importância da vacinação para prevenir casos graves e óbitos por doenças respiratórias, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades. A população é incentivada a procurar as Unidades Básicas de Saúde para se imunizar e contribuir para a redução da disseminação desses vírus na comunidade.
No Ar: Show Da Manhã