Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Voltar Manutenção emergencial pode causar falta d’água em 15 bairros de Porto Alegre

A manutenção emergencial no poço da Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta Belém Novo pode acarretar falta d’água em 15 bairros. A operação, que teve início na manhã desta quinta-feira (19), é realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A previsão de normalização da oferta de água é ao longo do dia.

A ETA compacta opera desde 2020 em reforço ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Belém Novo. Devido à manutenção e ao baixo nível do Guaíba, a produção de água para a região foi reduzida para 780 litros/segundo – volume que representa aproximadamente 60% da capacidade total do sistema.

Os bairros sujeitos ao desabastecimento e/ou baixa pressão, são: Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.

O Dmae atende a região com caminhões-pipa e convocou veículos extras para suprir a demanda. Os mesmos serão posicionados em pontos estratégicos da área e as solicitações devem ser encaminhadas junto às subprefeituras.

Após paradas mais longas, a água pode voltar com coloração e gosto alterados em razão do arraste de micropartículas que podem estar nas paredes internas da tubulação, mas não são prejudiciais a saúde. O cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar na opção 2 do Sistema 156.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã