Sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Voltar Encenação da Paixão de Cristo acontece no Morro da Cruz na Sexta-Feira Santa

A 66ª edição da tradicional encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz será realizada nesta Sexta-Feira Santa, dia 18, com início às 14h30, com uma celebração religiosa no Santuário São José do Murialdo (Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina com a Rua 1º de Março). A partir das 15h30, a dramatização tem início em frente à igreja, seguida por uma procissão de aproximadamente 1,5 km até o topo do Morro da Cruz, onde acontecem as cenas da crucificação e da ressurreição de Jesus Cristo.

Cerca de 60 moradores da comunidade local participam da apresentação, interpretando personagens como soldados romanos e o povo da Palestina. A representação está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”. Jovens do Grupo Teatral Núcleo Cultural Murialdo encarnam essa proposta, trazendo à cena reflexões sobre preservação ambiental e os impactos das mudanças climáticas.

Elenco – Mais de 120 integrantes compõem o espetáculo, que tem direção de Camilo de Lélis. Aldacir Oliboni vive Jesus Cristo; Joana Cambeses interpreta Maria; Danny Griss dá vida ao Rei Herodes; Jairo Klein assume o papel de Pôncio Pilatos; João Lima representa o Arcanjo Miguel; Rodrigo Kão encarna Judas Iscariotes, além de simbolizar a Morte que tenta reclamar o Filho de Deus. A artista Denizeli Cardoso interpreta Verônica e o músico Eduardo Nascimento assume o papel de São Pedro. Participações especiais de artistas circenses e bailarinos enriquecem as cenas ambientadas no Palácio de Herodes e nas Tentações no Deserto. A narração do espetáculo será feita por Wagner Santos, ator originário da comunidade do Morro da Cruz.

Destaques – Neste ano, o público terá a oportunidade de se inscrever para carregar a cruz de Cristo por alguns trechos do caminho. A coreografia dos soldados romanos durante a subida ganhou novos elementos, e moradores do bairro também apresentarão uma performance com foco na consciência ecológica. O encerramento está programado para coincidir com o pôr do sol, momento em que ocorrerá a cena da ressurreição, com a ascensão de Jesus em um elevador de seis metros de altura.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Santuário São José do Murialdo e a Cia. Teatral Face&Carretos.

Programação:

  • 14h30 – Reflexão sobre a Paixão (dentro do santuário)

  • 15h30 – Benção da macela e início da encenação (em frente à igreja)

  • 16h15 – Procissão com dramatização pela Rua Santo Alfredo

  • 18h00 – Crucificação e Ressurreição no alto do morro

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show Da Manhã