Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 16 de julho de 2025
O que há de mais avançado em proteção contra desastres climáticos, sistema de alertas, gestão de emergências e calamidades, estão em debate no Rio Grande do Sul até essa quinta-feira (17). Membros da Defesa Civil italiana estão no estado para atividades de intercâmbio técnico e cooperação entre os países, como uma iniciativa do Consulado-Geral da Itália no RS.
De acordo com o cônsul-geral Valério Caruso, a intenção era trazer a comitiva logo após as chuvas de setembro de 2023, que causaram diversos estragos. Contudo, o novo episódio de enchentes no ano seguinte, ainda mais traumático e intenso, adiou o momento.
O roteiro da comitiva iniciou nesta terça-feira (15), com agendas na capital gaúcha. Os italianos conheceram o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, em evento no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias. Dali, partiram para uma navegação de reconhecimento no Rio Guaíba.
Já nesta quarta-feira (16), está previsto um encontro com o governador Eduardo Leite, além de conhecerem o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre. À tarde, irão ao Vale do Taquari, onde visitarão a cidade de Muçum, uma das que mais sofreram com as recentes cheias e, por lá, participarão de uma reunião técnica com os coordenadores de Proteção Civil e representantes dos 36 municípios da região. Também deverão se encontrar com os responsáveis pelos sistemas de prevenção contra inundações e pelo Sistema de Prevenção e Defesa contra Riscos de Inundações do Vale.
As atividades estendem-se até quinta-feira (18), na Serra Gaúcha. Em Bento-Gonçalves, os especialistas conhecerão o distrito de Faria Lemos, no local onde foi instalado o Gabinete de Crise da Defesa Civil em 2024. Outros quatro pontos da cidade serão visitados pelo grupo, todos com registros de incidentes registrados em função de deslizamentos no ano passado.