Quinta-feira, 27 de agosto de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 23 de julho de 2026
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, na manhã desta quinta-feira (23), um alerta para a elevação gradual do nível do Lago Guaíba e do Delta do Jacuí, com risco de cheias em áreas ribeirinhas das Ilhas, do bairro Guarujá e do Extremo Sul da Capital. O aviso permanece válido até as 12h de segunda-feira (27) e é consequência do grande volume de chuva registrado nos últimos dias nas bacias dos rios Taquari e Caí. Equipes do município acompanham permanentemente a situação e, caso necessário, dois abrigos emergenciais já estão preparados para receber famílias afetadas, com apoio do Gabinete da Causa Animal para acolhimento de animais.
Como medida preventiva, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, durante a madrugada, o bloqueio do canal que liga a rua Jacipuia ao Guaíba, no bairro Guarujá, além da instalação de uma bomba móvel para auxiliar no escoamento da água da chuva. A prefeitura orienta moradores das áreas mais vulneráveis a acompanhar os comunicados oficiais, manter documentos, medicamentos e itens essenciais organizados para uma eventual necessidade de deslocamento e seguir as orientações das equipes de emergência.
A Defesa Civil também recomenda evitar a circulação por áreas alagadas e não tentar atravessar ruas, pontes ou passagens inundadas, seja a pé ou de veículo. Em situações de emergência, a população deve acionar o telefone 199. As atualizações sobre o cenário hidrológico podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Porto Alegre, incluindo o portal da administração municipal, o site POA Clima e o perfil @prefpoa no Instagram.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.