Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Voltar Corredor humanitário na entrada da Capital é ampliado

O corredor humanitário – acesso alternativo à Capital – está sendo ampliado em 300 metros do outro lado da pista. Cerca de 60 trabalhadores estão no local. Desde que começou a operar, na sexta-feira (10), registra tráfego médio de 100 veículos por hora.

O caminho foi estruturado para agilizar o abastecimento dos serviços essenciais da cidade, como oxigênio, água, alimentos e equipamentos de emergência. O trajeto liga a área central de Porto Alegre, pelo Túnel da Conceição, com a avenida Castelo Branco e a BR-290 (Freeway).

Uso exclusivo – O caminho é exclusivo para caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados, farmácias, viaturas em serviço e identificadas como Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado, Governo Federal e Forças Armadas, ambulâncias e viaturas de segurança. Veículos que não estejam prestando serviço humanitário não podem acessar o corredor.

Operação – No sentido litoral/Porto Alegre, o acesso é monitorado pela Polícia Rodoviária Federal no quilômetro 94 da BR-290. No sentido inverso, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está posicionada na avenida Paulo Gama com a Osvaldo Aranha, orientando os motoristas. Há pontos de monitoramento para verificar a altura dos caminhões, já que existe limitação de 4,2 metros devido à passagem pelo Túnel da Conceição.

O corredor tem uma pista única, funcionando nos dois sentidos. Os agentes da EPTC operam o sistema de ponto a ponto, orientando o trânsito no local para que os veículos possam trafegar, de forma alternada, nas duas direções (saída/entrada de Porto Alegre).

No sentido litoral-Capital, o motorista vem da Freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, entra na Sarmento Leite, Osvaldo Aranha ou João Pessoa. No sentido Capital-litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando a Sarmento Leite na contramão, vai pelo Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do Caminho Humanitário até chegar na Castelo Branco.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã