Segunda-feira, 06 de outubro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 29 de setembro de 2025
As obras de requalificação do corredor humanitário, construído durante a enchente histórica no Centro de Porto Alegre, chegaram a 70% de conclusão e entraram em nova fase nesta segunda-feira (29).
De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, os trabalhos avançaram para a etapa final de pavimentação, tanto no corredor quanto na rua da Conceição.
Nesta fase, serão pavimentados cerca de 400 metros do trecho, com ajustes no nível do asfalto e na inclinação transversal da pista — medidas que visam melhorar o escoamento da água e aumentar a segurança dos usuários.
Na parte inferior, na interseção entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua da Conceição, já foram concluídas as readequações de curvas e meios-fios. O trecho também receberá nova pavimentação e sinalização.
Do lado da estação rodoviária, na avenida Castello Branco, seguem em fase final a instalação das barreiras New Jersey e as obras de drenagem. No acesso pela rua da Conceição, continuam os trabalhos de consolidação das estruturas de concreto com barras de ferro, enquanto os reparos nos taludes já foram concluídos.
Orçadas em R$ 1,4 milhão e executadas pela empresa Sultepa, as obras têm entrega prevista para dezembro.
“A requalificação do corredor humanitário representa um esforço contínuo para transformar uma solução emergencial em uma infraestrutura permanente e robusta”, afirmou Flores.
Com o avanço das obras, há bloqueios parciais em determinados períodos no trecho da rua da Conceição, no sentido Centro-bairro, a partir da saída da avenida Júlio de Castilhos, para fresagem e pavimentação.