Voltar
Cinemateca Capitólio recebe clássicos restaurados e pré-estreia especial em Porto Alegre
Por Redação Rádio Caiçara | 20 de maio de 2026
A Cinemateca Capitólio preparou uma programação especial para os próximos dias, reunindo clássicos do cinema fantástico, produções contemporâneas e uma pré-estreia comentada com presença de diretor. Um dos destaques é o retorno do filme O Riso e a Faca, do cineasta Pedro Pinho, que volta às telas a partir desta quinta-feira, 21. A produção, com mais de três horas de duração, acompanha a história de um engenheiro português que viaja para a Guiné-Bissau e acaba envolvido em relações marcadas por conflitos culturais, solidão e tensões sociais.
A programação também inclui versões restauradas em 4K de dois clássicos do terror e suspense: Suspiria, dirigido por Dario Argento, e Veneno para as Fadas, do diretor mexicano Carlos Enrique Taboada. Considerado um dos maiores títulos do horror italiano, Suspiria marcou época pela estética visual e pela atmosfera sombria. Já Veneno para as Fadas retorna aos cinemas em comemoração aos 40 anos de lançamento, trazendo uma história de bruxaria contada sob o olhar infantil.
Outro destaque da semana será a pré-estreia do longa Dolores, marcada para sábado, 23, às 19h15. O filme foi dirigido por Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar, a partir de um roteiro deixado pelo cineasta Chico Teixeira, falecido em 2019. A trama acompanha uma mulher viciada em jogos de azar e encerra a chamada “Trilogia dos Afetos”, iniciada com A Casa de Alice e Ausência.
A sessão especial de Dolores contará com comentários do próprio Marcelo Gomes, que está em Porto Alegre acompanhando as gravações de um novo longa sobre a relação entre a fotógrafa Liane Neves e o poeta Mario Quintana. A programação da Cinemateca segue até o dia 27 de maio, com sessões pagas e também uma exibição gratuita do filme Linha de Frente na terça-feira, 26.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação.
Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.