Quinta-feira, 05 de março de 2026

Quinta-feira, 05 de março de 2026

Voltar Captura de escorpiões amarelos dobra em Porto Alegre no início de 2026

Até o final de fevereiro de 2026, o Núcleo de Fiscalização Ambiental de Porto Alegre capturou 82 escorpiões amarelos, um aumento expressivo em relação aos 42 registrados no mesmo intervalo de 2025. A maior parte das ocorrências da espécie Tityus serrulatus concentra-se na região central, com destaque para a Praça Dom Feliciano, que passa por revitalização, enquanto o bairro Cristal registrou suas primeiras nove capturas neste ano.

Embora 2026 ainda não apresente registros de acidentes, o monitoramento da Vigilância em Saúde é constante, especialmente após a identificação do escorpião-amarelo-do-nordeste (Tityus stigmurus) no município no ano passado. Esta espécie possui periculosidade semelhante ao escorpião amarelo comum. Em 2025, a capital gaúcha contabilizou seis incidentes com picadas, sem óbitos confirmados, e um total de 539 animais coletados ao longo do ano.

Em caso de picada, a orientação das autoridades de saúde é buscar atendimento imediato no Hospital de Pronto Socorro (HPS) ou no Hospital Cristo Redentor, que são as referências municipais para a aplicação do soro antiescorpiônico. Para relatar a visualização de escorpiões, os cidadãos devem entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelos telefones (51) 3289-2492 ou (51) 3289-2428, além do canal de atendimento 156POA.

Foto: Robson da Silveira/SMS/PMPA

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde