Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 2 de fevereiro de 2026
Centenas de manifestantes e seus animais de estimação reuniram-se na manhã deste domingo (1º), no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, para cobrar justiça pela morte do cão Orelha. O ato, concentrado no Monumento ao Expedicionário, integrou uma mobilização nacional que denuncia a crueldade contra animais e exige a punição dos responsáveis pelo crime ocorrido em Santa Catarina. A iniciativa buscou transformar a indignação das redes sociais em pressão pública direta contra a impunidade.
O animal morreu no início de janeiro após sofrer agressões severas na cabeça, que resultaram na necessidade de eutanásia. Atualmente, a Polícia Civil investiga quatro adolescentes por suspeita de espancarem o cão de forma deliberada. Recentemente, as autoridades cumpriram mandados de busca e apreenderam celulares e pertences de dois dos suspeitos no aeroporto de Florianópolis, logo após o desembarque de uma viagem aos Estados Unidos.
Organizado pelo movimento Lute Vet, o protesto em Porto Alegre visou conscientizar as pessoas sobre a gravidade da violência animal e cobrar respostas do Poder Judiciário. A médica veterinária Graciela Naibert Giurni, organizadora da ação, destacou a importância de educar a população e mencionou a “Teoria do Link”, que associa maus-tratos a animais com futuros comportamentos agressivos em humanos. O coletivo planeja manter o cronograma de atos para assegurar avanços reais na legislação de bem-estar animal.
Foto: Renata Zanardi
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.